Gasolina ou etanol: saiba de uma vez qual é mais vantajoso

Consumidor só deve escolher o etanol se o preço for igual ou inferior a 70% do preço da gasolina; caso contrário, o combustível deixa de ser vantajoso

0

Muitos motoristas ainda ficam confusos sobre qual combustível é mais vantajoso. Enquanto alguns defendem a gasolina, outros afirmam que o etanol possui um melhor custo-benefício. No entanto, para saber qual dos dois vale mais a pena, os motoristas vão precisar recorrer aos cálculos.

De acordo com dados do IBGE, o preço médio dos combustíveis disparou 49,02% em 2021, superando em quase cinco vezes a inflação do Brasil no período (10,06%). Enquanto o preço médio do litro do etanol saltou 62,23% em relação a 2020, o da gasolina ficou 47,79% mais alto.

Em 2022, a situação continua complicada para os motoristas. Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a gasolina acumula uma elevação de 10,3% nos postos de combustíveis do país. Já o etanol hidratado está 5,1% mais caro nas bombas.

Embora os avanços sejam bem menos expressivos que os de 2021, ainda assim representam alta. Como os preços já estavam muito elevados no ano passado, o pouco que subiu em 2022 dificultou ainda mais a vida de quem utiliza combustível todos os dias.

Veja o cálculo para saber se gasolina ou etanol é mais vantajoso

De acordo com especialistas, os motoristas do país precisam realizar um cálculo simples para saber se a gasolina é mais vantajosa que o etanol, e vice-versa. Em suma, a conhecida relação dos 70% deve sempre ser levada em consideração antes de optar por algum destes combustíveis.

Em resumo, o preço do etanol deve ser igual ou inferior a 70% do preço da gasolina. Assim, o custo-benefício do etanol ficará mais atrativo do que o da gasolina. Contudo, caso o resultado da equação supere essa marca, os motoristas devem preferir abastecer com a gasolina, pois ela terá um rendimento melhor.

Por exemplo, o litro da gasolina custa R$ 8,00 em um posto de combustível, enquanto o do etanol sai por R$ 5,00. O motorista só precisará dividir o preço do etanol (5) pelo da gasolina (8) e terá o seguinte resultado: 0,625 (ou 62,5%). Nesse caso, o etanol está mais vantajoso que o seu concorrente nas bombas.

A saber, um litro de etanol faz os veículos rodarem cerca de 70% do que o fariam com a gasolina. Por isso que o preço do etanol precisa custar menos de 70% do valor da gasolina para que realmente seja vantajoso para o consumidor.

Leia Também: Preços da gasolina e do diesel sobem nos postos e batem recorde

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.