Lula desafia Bolsonaro para a presidência

0

Em um comício em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, iniciou sua busca ao cargo mais alto do país, fazendo sua primeira demonstração pública de suas ambições políticas. 

“Tenho certeza de que vamos conseguir fazer a maior revolução pacífica que o mundo já viu”, disse o esquerdista de 76 anos a milhares de apoiadores, que se reuniram para o lançamento de sua candidatura, chamada “Vamos juntos pelo Brasil”. 

Discurso do ex-presidente

Em seu discurso, Lula pediu que as pessoas se unam com ele para derrotar “a ameaça totalitária” sem mencionar o titular da extrema-direita, Jair Bolsonaro.“Estamos prontos para trabalhar não apenas para vencer a eleição de 2 de outubro, mas para reconstruir e transformar o Brasil, o que será ainda mais difícil”, disse ele.

“Nós temos um sonho. Somos movidos pela esperança – e não há força maior do que a esperança de um povo que sabe que pode ser feliz mais uma vez… Mais uma vez vamos cuidar do Brasil e do povo brasileiro”, afirmou o candidato. 

Em São Paula, sua base de apoio era composta por líderes políticos da esquerda brasileira, celebridades, intelectuais, líderes sindicais e ativistas de base que viajaram de todo o país, unidos no desejo de impedir que Bolsonaro voltasse ao poder.

Sobre Lula 

O político de 76 anos deixou o cargo em 2010 como o presidente mais popular da história do Brasil após um boom econômico que tirou cerca de 30 milhões de brasileiros da pobreza.

“Nos 12 anos desde que deixei o cargo, vejo que todas as políticas que criei para beneficiar os pobres foram destruídas.”, disse ele. Embora a campanha tenha começado em agosto, o ícone da esquerda faz campanha informalmente desde março de 2021, quando um tribunal revogou uma condenação por corrupção que o mantinha fora da política.

“A política vive em cada célula do meu corpo, porque tenho uma causa”, disse ele após ser inocentado das acusações.Importante destacar que, uma investigação abrangente apelidada de “Operação Lava Jato”, que começou em 2014, descobriu um enorme esquema de corrupção centrado na petrolífera estatal Petrobras

Como resultado, Lula foi condenado por várias acusações de suborno e sentenciado a um total de 26 anos de prisão.

Favoritismo de Lula se mantém

Pesquisas de opinião sugerem que Lula está a caminho de conquistar sua sexta corrida presidencial desde que tentou se tornar o líder da maior democracia da América do Sul em 1989. 

Uma pesquisa, divulgada às vésperas do anúncio de Lula, deu a ele uma vantagem de 13% sobre Bolsonaro no primeiro turno e uma vantagem de 20% no segundo turno.

Além disso, 60% dos eleitores disseram que não votariam em Bolsonaro, sendo amplamente culpado por lidar mal com um surto de Covid que matou quase 665.000 cidadãos, sob nenhuma circunstância. 

Como se não bastasse, muitos dos eleitores acreditam que a economia brasileira está indo na direção errada, com inflação crescente, alto desemprego e uma crescente crise do custo de vida.

Por fim, em uma de suas últimas falas no lançamento de sua campanha presidencial, Lula afirmou: “Nunca, nunca foi tão fácil escolher”, acrescentou ele com um sorriso. “E nunca foi tão importante fazer a escolha certa.”, declarando publicamente sua intenção de desafiar Jair Bolsonaro para a presidência.




Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.