INSS começa a pagar décimo terceiro de alguns aposentados

0

O INSS começou a pagar hoje, 2, a primeira parcela do décimo terceiro dos aposentados que recebem mais de um salário mínimo. Os pagamentos ocorrem juntamente com o benefício de abril, que ocorre entre os dias 25 de abril e 6 de maio. Hoje, o primeiro grupo começou a receber as parcelas e, até o dia 6, todos os beneficiários terão a primeira parcela na conta.

Apesar disso, existe um calendário para pagamentos, que segue o número final do NIS. Por isso, quem tem direito a receber os valores deve verificar o dígito final do seu Número de Identificação Social, para não perder os prazos e se proteger de possíveis erros.

Décimo terceiro veio antes em 2022

O Governo Federal decidiu por antecipar o pagamento do décimo terceiro salário dos aposentados pelo terceiro ano consecutivo. Em 2020 e em 2021 o INSS também pagou os aposentados e pensionistas antes do prazo comum, que seria no final do ano. A ideia é adiantar o consumo, dado que o final do ano é, por si só, uma grande época de compras, por conta do natal e do ano novo.

Contudo, os aposentados que começaram a receber hoje não são os mesmo que receberam no dia 25 de abril a primeira parcela. Isso porque o INSS dividiu em dois grupos os aposentados. Os que recebem um salário mínimo, receberão as parcelas entre os dias 25 de abril e 6 de maio. Quem recebe mais de um salário mínimo, o segundo grupo, receberá os valores a partir de hoje, 2, até o dia 6 de maio, próxima sexta-feira.

Quem recebe um salário mínimo também recebeu hoje, 2, o pagamento da primeira parcela do INSS. São as pessoas que têm NIS finalizado em 6. No caso, é o sexto pagamento do décimo terceiro para quem recebe um salário mínimo. Contudo, quem recebe acima de R$1.212 segue um calendário diferente.

auxílio-doença
Foto: Reprodução

Calendário do INSS para mais de um salário mínimo

Quem recebe mais de um salário mínimo do INSS precisa se atentar ao calendário. Isso porque essas pessoas recebem em dias diferentes das pessoas que ganham apenas um salário mínimo. Hoje, 2 de maio, é a primeira de quatro rodadas de pagamentos. Todas ocorrerão durante essa semana.

Por isso, hoje receberam a primeira parcela as pessoas com NIS finalizado em 1 ou 6. Quem tem NIS finalizado em 2 ou 7 receberá a primeira parcela no dia 3 de maio, enquanto que quem tem NIS terminado em 3 ou 8 receberá a primeira parcela no dia 4 de maio. No dia 5 de maio receberão as pessoas com NIS finalizado em 4 ou 9 e, por último, receberão as pessoas com NIS finalizado em 5 ou 0, no dia 6 de maio, sexta-feira.

Vale lembrar que o valor é referente a 50% do salário comum. Ainda, quem recebe acima do patamar mínimo do imposto de renda terá o desconto em folha. Por conta disso, o valor da primeira parcela pode não ser o mesmo valor da segunda parcela. Para consultar os valores, basta entrar no aplicativo ou no site Meu INSS. Lá, você pode ver todas as suas informações.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.