Aposentado pode perder aposentadoria se voltar a trabalhar?

0

Com a alta do custo de vida, muitos aposentados precisaram voltar a trabalhar. A pandemia aumentou muito o desemprego das famílias e, com isso, mesmo aquelas pessoas que recebem o benefício do INSS precisaram ter mais uma renda. Contudo, muitos segurados ficaram na dúvida se perdem a aposentadoria se voltarem ao mercado de trabalho. A notícia ruim é que, em alguns casos, o aposentado pode perder o benefício.

Contudo, isso não acontece em todos os casos. Por isso, vamos abordar os principais tópicos desse assunto e mostrar em quais casos o aposentado perde a aposentadoria e em quais ele pode voltar ao mercado de trabalho tranquilamente.

Voltando ao trabalho

A pandemia fez com que muitas pessoas, antes afastadas do mercado de trabalho, voltassem a procurar emprego. Isso porque o desemprego subiu muito, afetando principalmente aquelas famílias que tinham empregos de menor remuneração. Isso incluiu os aposentados, que mesmo com a aposentadoria, quiseram se reinserir no mercado de trabalho.

Com essa medida, o intuito é aumentar a renda familiar. Ontem, 30, o IBGE divulgou que a taxa de desemprego da economia está em 11,1%, um patamar bastante alto para o país e um dos maiores índices do mundo. Além disso, somado ao alto desemprego, o Brasil está com um alto índice de inflação. Com isso, além de muitas famílias terem perdido parte da fonte de renda, a ida ao supermercado ficou ainda mais cara, o que é um cenário ainda pior, mesmo para quem recebe aposentadoria.

Contudo, muitos aposentados têm medo de perder a aposentadoria ao voltar a trabalhar. Porém, é possível trabalhar normalmente, sem perder o benefício, desde que você não se encaixe em um dos três requisitos.

aposentadoria
Foto: Pexels

Quem perde a aposentadoria se trabalhar?

De forma geral, todo aposentado pode trabalhar sem perder a aposentadoria do INSS. Contudo, existem três tipos de benefícios que são automaticamente cancelados caso o aposentado volte ao mercado de trabalho.

O primeiro caso é a aposentadoria por invalidez. Se o aposentado recebe o benefício por esse motivo, o INSS entende que o trabalho é impossibilitado para esse cidadão. Dessa forma, caso ele volte a trabalhar, em tese, ele não é mais inválido.

O segundo caso é a aposentadoria especial. Contudo, quem recebe esse benefício é porque esteve exposto a um trabalho com agentes nocivos. Dessa forma, esse aposentado só pode voltar a trabalhar se for em serviços que não ameacem a sua integridade física. Caso contrário, perdem o benefício.

Por último, perde a aposentadoria quem ganha o benefício de servidor público estatutário. Eles são os agentes públicos concursados, por exemplo. Com isso, caso voltem ao trabalho, seja no serviço público ou não, eles perdem o direito à aposentadoria.

Contudo, se o aposentado não atende a nenhuma das regras anteriores, a aposentadoria segue sendo paga, mesmo se o beneficiário voltar ao mercado de trabalho formal. Por isso, é importante saber o seu caso específico antes de assinar qualquer proposta de trabalho.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.