Prova de Vida: Aposentados e pensionistas retomam procedimento pelo GOV.BR; veja onde

Comprovação de vida para segurados estava suspensa desde março de 2020

0

A partir desta segunda-feira (2), os aposentados e pensionistas da prefeitura de Recife podem retomar a Prova de Vida por meio digital, através do seu login na plataforma GOV.BR.

O serviço atinge 9.629 beneficiários atendidos pela Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores (Reciprev).

A saber, o procedimento volta a ser obrigatório após período de suspensão devido à pandemia da Covid-19.

A Prova de Vida é um dos 4,9 mil serviços disponíveis na plataforma GOV.BR, que hoje já conta com 130 milhões de usuários cadastrados com acesso aos serviços públicos ofertados em formato digital.

Prova de vida

Em maio, 920 aposentados e pensionistas da prefeitura recifense que têm cadastro biométrico do governo federal já poderão fazer a prova de vida de maneira remota, sem sair de casa, com o aplicativo GOV.BR.

“A implantação desse serviço deixou no passado a burocracia e a dificuldade gerada pela necessidade de deslocamento do beneficiário para provar que estava vivo. Agora, ele pode ficar em dia com seu recadastramento estando em qualquer lugar que tenha acesso à internet”, explica o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.

Como fazer?

Para realizar a biometria facial na Prova de Vida, será usada a base de dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Sendo assim, os usuários deverão possuir smartphone e fazer o cadastro no aplicativo GOV.BR, digitando o CPF para criar uma conta de forma gratuita e imediata.

Vale destacar que a não realização da comprovação de vida acarreta a suspensão do pagamento do benefício. Ela é importante também para evitar possíveis fraudes e/ou pagamentos indevidos, conferindo mais segurança ao próprio segurado e ao erário público.

“A prova de vida digital trará mais conforto e segurança aos nossos aposentados e pensionistas. Trata-se de uma ferramenta eletrônica em constante expansão e que já vem sendo utilizada com frequência pelas pessoas. Com isso, a Reciprev está buscando modernizar o atendimento e a prestação dos seus serviços. Esse movimento faz parte das muitas iniciativas provocadas pela transformação digital que vem acontecendo dentro da Prefeitura do Recife em todos os seus setores”, explica o presidente da Reciprev, Manoel Carneiro.

Para tanto, o beneficiário precisa baixar o aplicativo GOV.BR e cadastrar a sua conta. Caso já possua uma na plataforma, basta acessá-la no aplicativo em seu celular, digitando seu CPF e sua senha.

Em seguida, é preciso realizar o reconhecimento facial, utilizando a câmera do celular em um ambiente iluminado. Após essa etapa, na aba “Serviços”, o beneficiário poderá confirmar a realização de sua prova de vida.

Com informações do Ministério da Economia

Leia ainda: Auxílio Brasil: Veja o que fazer se teve o benefício bloqueado

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.