Comunismo X Socialismo: Qual a diferença dos termos políticos?

5

Muito se discute na internet sobre todos os males provocados pelo Comunismo. Entretanto, pouco se sabe sobre as diferenciações dos termos como socialismo x comunismo. Isso é comum, já que possuem bastante semelhanças. Mas, qual é a diferença entre estes dois termos políticos? Aprenda agora mesmo para não errar no vestibular ou em um debate!

Socialismo X Comunismo

O socialismo é um conjunto de práticas criadas com o objetivo de alcançar um sistema econômico igualitário. Por outro lado, o comunismo seria o resultado destas práticas. Dessa forma, o estado não precisaria mais existir e as regras seriam criadas de acordo com a classe trabalhadora.

Entretanto, não há como dizer que o comunismo “matou milhares e milhares de pessoas” porque ele sequer existiu. Para que possa surgir, é necessário que todos os países passem pela transição e isso nunca ocorreu. No livro “Manifesto Comunista” de Karl Marx e Friedrich Engels, os filósofos defendem que não há como o sistema surgir enquanto todas as fronteiras não forem quebradas. O mundo inteiro deveria se tornar uma espécie de singularidade, um “único país”.

A transição de sistemas econômicos e a falta de conhecimento brasileiro

Outro erro bastante cometido em debates é que a transição de sistemas não busca tirar os bens pessoais de dar a outra pessoa. Continuará existindo dois tipos de propriedades, a pessoal e a pública. A primeira se  refere a itens que pertencem ao indivíduo, como roupas e moradia. Já a segunda, se trata de antigas propriedades como indústrias que devem ser do estado. Apesar de pertencer ao estado, devem ser controladas pelos trabalhadores.

A produção passa a ser organizada apenas para atender às necessidades humanas. Sendo assim, leva-nos a acreditar que se isso ocorresse, conceitos relacionados à marketing (SEO, Funil de vendas, Copywriting) não existiriam, já que esse tipo de serviço é objetivo focado em vendas.

Como ficaria a religião no comunismo?

No sistema inicial, o objetivo que ela seja abolida. É como se fosse considerada um atraso, conjunto de manobras de manipulação.

Apesar disso, diversos grupos com ideias comunistas como as Farc que antes não aceitavam o casamento e a religião, estão deixando o extremismo de lado para que possam abranger mais pessoas à causa.

Em suma, uma das obras mais famosas sobre o assunto é “O Capital” de Karl Marx que estuda sobre as sistemas políticos, mais valia, exploração e condições sociais. Para ele, o sistema capitalista seria transitório e levaria a humanidade à queda pela falta de recursos. Um artigo que aborda de maneira mais aprofundada sobre o assunto pode ser encontrado no site Diferenca.com.

Outros artigos que podem te ajudar na pesquisa:

 

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.