São João: Conheça as comidas típicas desta época do ano

0

Conhecida como a melhor época do ano para os nordestinos, a véspera de São João acontece na noite do dia 23 de junho. A época tem tradições como bandeirinhas, muito forró, comidas típicas, quadrilha junina, fogueira e quermesses. 

A festa acontece para homenagear os três santos da igreja católica: Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29).

Separamos uma lista de comidas tradicionais durante este período, confira!

Canjica

Também conhecida como mungunzá em algumas regiões do país, a canjica tem como ingrediente principal a canjica de milho. 

Munguzá

Um prato conhecido como a canjica em algumas regiões do Brasil, é um doce feito com os grãos do milho branco ou amarelo, cozido no leite de coco, leite condensado e com um toque de canela. 

Pamonha

Feita na palha do milho, a pamonha é comum nos estados do Nordeste, em Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

Pamonha: origem, dicas para fazer, receita doce e salgada

Bolo de milho

Uma das receitas mais simples desta época, o bolo pode ser feito no liquidificador e costuma agradar o público. 

Bolo de mandioca

Mandioca, macaxeira, aipim… O ingrediente possui variações de nome em todo o Brasil. A receita tem origem indígena e está relacionada ao cultivo da mandioca na bacia tropical do Rio Amazonas.

Bolo cremoso de mandioca: confira receita bem elaborada e especial
           Imagem: Divulgação panelaterapia

Milho assado

Entre as comidas mais tradicionais, temos o famoso milho assado. Pode ser feito na brasa, no forno, na fogueira, e há também quem cozinhe na panela de pressão. Maravilhoso!

Cuscuz 

Da massa amarela ou branca, o cuscuz pode ser feito na sua versão paulista, tradicional, doce… Pode ser servido com carne seca, leite, ovo mexido e o que mais combinar! 

Saiba como fazer cuscuz low carb super temperado e saboroso
                    Imagem: Divulgação iStock

Paçoca

O amendoim é a base de várias receitas durante este período. Nada mais justo que a tradicional paçoca para servir nas festas juninas!

Tapioca

Servida com queijo, carne, coco ralado, doce de goiaba, a tapioca é a fécula extraída da mandioca. 

tapioca e outros alimentos para emagrecer - reprodução unsplash
                       Imagem: unsplash

Conheça os Santos juninos

No mês de junho a igreja católica celebra o dia de 3 santos: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Santo Antônio

Conhecido como o Santo casamenteiro, a crença popular diz que se você está encalhado, deve rezar para Santo Antônio. Nascido em 15 de agosto de 1195 na cidade de Lisboa, Portugal, foi batizado com o nome de Fernando de Bulhões. O dia de sua celebração é 13 de junho.

São João

Personagem bíblico, primo de Jesus e profeta, ele quem anunciou o nascimento de Cristo e o batizou nas águas do rio Jordão. A tradição de acender fogueira no dia 24 de junho, representa o aviso a Maria do nascimento de João, filho de sua prima Isabel.

São Pedro

Comemorado no dia 29 de junho, o dia de São Pedro fecha o ciclo junino. Tem o nome de nascimento como Simão, e é conhecido como o santo “porteiro do céu”. A crença popular e religiosa diz que São Pedro é responsável por abençoar as boas chuvas e as colheitas.

Confira também: Entenda o porquê das comidas de São João terem subido acima da inflação

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.