Saiba quando as faltas no trabalho não podem ser descontadas

Veja em quais situações você pode faltar do trabalho sem ser penalizado

0

Está com dificuldades em saber quando as suas faltas no trabalho não podem ser descontadas? Acredite, existem muitas empresas que gostam de passar a perna no seu funcionário dizendo que qualquer tipo de falta deve ser descontado do seu salário. Porém, existem algumas exceções. Então, confira aqui no Brasil 123.

Faltas no trabalho

Imprevistos podem acontecer o tempo todo. Dessa forma, às vezes, você pode ficar doente, e também existir uma emergência na família ou na escola de seus filhos.

Pode não parecer, mas isso tudo o que você precisa resolver da sua vida pessoal não interfere nada no seu trabalho. Até porque, você mesmo não possui uma saúde de ferro e nem pode obrigar tudo a estar sob seu controle a todo o momento.

Só que muitos trabalhadores ainda não fazem a menor ideia disso. Sendo assim, logo surge aquele pensamento ruim de que perderá o seu emprego a qualquer momento por esse tipo de comportamento faltoso.

Muitas vezes, esse medo é implementado pela própria empresa, que coloca muita expectativa em cima de seu funcionário para que ele realize a melhor tarefa possível. Desta maneira, sem perceber, o empregador estará criando robôs.

Mas, não se preocupe, não é algo ruim faltar para resolver algum problema, e existem até mesmo alguns casos nos quais as suas faltas não podem ser descontadas no salário.

Quando é justificado faltar?

com faltar do trabalho ser receber descontos no salário - reprodução unsplash
com faltar do trabalho ser receber descontos no salário – reprodução unsplash

Existem alguns eventos no qual a sua falta não pode ser justificada de forma alguma, como por exemplo, ir a algum evento pessoal ou fazer viagens e prolongar feriados. Todavia, é claro que isso tudo no caso de ser por conta própria, sem ter pegado nenhum tipo de folga extra ou de ter tirado as férias.

Algumas ações podem até mesmo te fazer perder o emprego por irresponsabilidade, como por exemplo, simplesmente faltar porque quer ou prolongar feriados sem consentimento da empresa. Mas, caso tenha acontecido algum acordo de folga e até mesmo esse prolongamento da mesma, não terá problema nenhum.

Consulta médica

Estar com a saúde em dia é sempre muito importante para você e também pode ser muito vantajoso para a empresa. Então, se você estiver com uma consulta marcada para determinado dia e horário comercial, deve constatar a sua empresa antes mesmo de comparecer a essa consulta importante.

Entretanto, não se preocupe, pois com um atestado comprovando sua consulta, não terá problema nenhum e seu salário não será descontado.

Casamento e lua de mel

Em caso de casamento, não se preocupe, pois também não há nenhum problema.

Depois de passado todo o evento e a sua lua-de-mel, você deverá comprovar através da certidão de casamento que você se casou naquele determinado dia. E também que aproveitou para tirar umas férias com o seu cônjuge.

É claro que não ficará muito bonito de não convidar o seu chefe, não acha? Você não é obrigado, ainda mais caso ele seja um pouco carrasco, mas se for alguém bacana, por que não?

Falecimento de um ente querido

O luto é têm respeito extremo pelas empresas. Então, se algum ente querido seu falecer e você estiver muito triste ao ponto de não conseguir ter forças para ir para trabalhar, certamente com essa justificativa para o seu chefe, você não irá receber o desconto.

Dessa forma, é obrigatório que a empresa preste suas condolências e não te obrigue a ir trabalhar. Você nem deve se forçar a trabalhar, pois deve atender e respeitar também o seu próprio momento de luto.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.