Quer saber mais sobre a importância da vitamina E?

1

A vitamina E é extremamente importante nos estágios iniciais da vida, desde a concepção até o desenvolvimento pós-natal da criança. Ela funciona como um potente antioxidante, combate os radicais livres e reduz os riscos de doenças cardiovasculares e cerebrais. A exemplo, a arteriosclerose, condição degenerativa de endurecimento e espessamento das paredes arteriais que costuma provocar aumento da pressão arterial.

Nesse sentido, a sua deficiência pode causar anemia hemolítica e afetar o desenvolvimento do sistema nervoso central. Isso acontece principalmente em recém-nascidos pré-termo, por causa das concentrações mais baixas de tocoferol no plasma.

Importância da vitamina E

Essa vitamina é um antioxidante lipossolúvel presente nas membranas celulares protegendo os ácidos graxos poli-insaturados da oxidação lipídica. Assim, prevenindo as reações com os radicais livres.

Como a manifestação da deficiência em vitamina E está relacionada a alterações no sistema nervoso central, muitos estudos procuram associar suplementos de vitamina E com esses estados, como mal de Parkinson, doença de Alzheimer e síndrome de Down, entre outros.

Estudos

Além disso, as doenças neurodegenerativas, definidas como a perda progressiva da população de neurônios e associadas com agregações proteicas, podem ser influenciadas pelo estresse oxidativo. Entretanto, as respostas também são bastante variadas, indicando a necessidade de mais pesquisas e estudos.

Para absorção, a vitamina E necessita de sais biliares para formar micelas. No sangue é transportada por LDL, HDL e VHDL. Armazena-se nos tecidos adiposos, musculares e hepático, na forma não esterificada. Sua principal via de excreção é a fecal (80%) e, em menor quantidade, a urina.

Fontes de vitamina E

Sobretudo, os óleos vegetais (óleos de cártamo, azeite, milho, soja, canola, girassol e azeite de dendê) e as oleaginosas (amêndoas, nozes, amendoim, avelã, castanha-do-pará e pistache) são as principais fontes dessa vitamina.

Por fim, veja também: Conheça os benefícios da vitamina A.

Gostou do artigo? Então, deixe o seu comentários e compartilhe com algum amigo que precisa ler sobre esse assunto!

Veja Também:

1 comentário
  1. juliano Diz

    oi. gostei muito do seu site, vou verificar toda semana as atualizações.Obrigado

    0
    0
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.