PSOL oficializa apoio à pré-candidatura de Lula

0

As conversas para o apoio à pré-candidatura à presidência de Luiz Inácio Lula da Silva já eram assunto nas rodas entre PT e PSOL desde janeiro.

Após muitas conversas e debates, hoje, dia 30 de abril, o PSOL oficializou o apoio à pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência. Nesse sentido, o apoio foi aprovado durante a conferência eleitoral do partido.

Condições para o apoio a pré-candidatura

As conversas que foram iniciadas em janeiro tiveram como condições alguns tópicos julgados como essenciais para o PSOL, são elas:

  •         Enfrentamento a Crise climática com objetivo de financiar uma transição energética;
  •         Defesa de um novelo modelo de desenvolvimento para a Amazônia, com política de redução ao desmatamento;
  •         Garantia de políticas a apoio aos indígenas;
  •         Compromisso com a reforma tributária, com foco maior na taxação de fortunas;
  •         Apoio a revogação da reforma trabalhista e o teto de gastos.

Segundo a pauta da reunião, o PSOL afirmou que o PT aceitou a proposta com certos ajustes de seu interesse e disse que o partido prometeu avançar em medidas que fossem contra as políticas neoliberais.

Além disso, a nota diz que o Partido dos Trabalhadores projeta lançar a pré-candidatura de Lula neste mês de Maio.

Mais uma pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva

Após tantas pré-candidaturas do ex-presidente, que foi eleito duas vezes em sequência para comandar o Planalto, nunca houve uma candidatura de forma tão clara pelo então ex-presidente.

Nesse sentido, o Partido dos Trabalhadores confia em sua aliança com outros partidos, para buscar mais apoio à pré-candidatura de Lula.

Nesse sentido, a fim de buscar novas alianças, o então ex-presidente vem participando de debates por todo o Brasil, o último ocorreu no dia 28 de abril, onde Lula disse: “Eu sei que não farei isso sozinho. Não é só entregar papelzinho com princípios gerais de campanha que vocês pensam que estão contribuindo. Vocês vão ter que ajudar a fazer os programas e executar as políticas”.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede Sustentabilidade) já manifestou publicamente seu apoio a Lula, mas nomes como da ex-ministra Marina Silva e a ex-senadora Heloísa Helena, rompidas com o PT, estiveram em uma cerimônia organizada pelo senador em Brasília nesta quinta-feira (28), que contou com a presença do candidato.

Aliança entre PSOL e PT

Os dois partidos que compõem a ideologia de esquerda no cenário nacional já fizeram diversas alianças. Porém, essa é a primeira vez em que o PSOL vai apoiar uma pré-candidatura do Partido dos Trabalhadores desde o primeiro turno. Com a oficialização do apoio por parte do PSOL, torna-se claro que o partido não lançará nenhum candidato à presidência.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.