O que é bitcoin: guia básico para quem está começando hoje

Quer começara investir em bitcoin? Conheça agora todas as informações sobre essa criptomoeda

0

O que é bitcoin: guia básico para quem está começando. Se você está começando a adentrar o mundo do mercado financeiro e deseja saber do que se trata o bitcoin, este post é para você. Aprenda o que é bitcoin de uma forma básica e simples. Confira aqui no Brasil 123.

Esse termo se tornou popular nos últimos anos, devido a sua criação no ano de 2008 e crescente sucesso. Além disso, ele possui características únicas que chamam a atenção de muitos, como: sua valorização e desvalorização repentina, relatos de pessoas que ficaram milionárias, por meio do investimento em bitcoin, mas também de indivíduos que perderam tudo.

Mas, o que é bitcoin afinal? Veja abaixo e saiba por que ele é tão famoso no mercado financeiro.

O que é bitcoin?

O bitcoin nada mais é que a primeira moeda virtual criada no mundo. Pode-se utilizar essa moeda para adquirir serviços, produtos e qualquer outro item que se deseja comprar em locais que aceitem pagamento via bitcoin.
Porém, o bitcoin é uma moeda exclusivamente virtual, não havendo moeda ou cédula física que o represente. Sendo assim, ele faz parte da categoria de criptomoeda.

Essa criptomoeda é a primeira descentralizada em todo o mundo. Sendo assim, governos, empresas ou bancos não a podem regular. Sendo possível, dessa forma, receber e transferir bitcoins sem a necessidade de um intermediário.
Outro ponto que vale ser destacado é que o bitcoin é uma moeda limitada. Por isso, enquanto o dólar e o euro podem ser emitidos de acordo com as necessidades dos países, quando o bitcoin foi criado seu código foi feito de modo que apenas 21 milhões de moedas poderiam ser emitidas.

Como funciona o bitcoin?

As transações envolvendo essa criptomoeda são feitas virtualmente pela internet. Mas ele possui uma rede própria denominada blockchain. No blockchain há o registro de todas as transações feitas entre os investidores, e pode-se consultar esse registro  a qualquer momento.
O armazenamento dessas moedas é feito nas carteiras digitais, por meio das quais pode-se acessar e transferir as moedas.

O bitcoin é seguro?

O bitcoin é considerado seguro, pois é protegido por meio da criptografia, que é uma rede de segurança online que torna qualquer tipo de fraude muito difícil.
Contudo, já houve casos em que as carteiras digitais ou corretoras de bitcoin sofreram perdas por roubos. Inclusive, no ano de 2019 uma grande corretora de criptomoedas sofreu uma perda de 40,7 milhões de dólares em bitcoins devido a uma invasão hacker.

Sendo assim, invasões hackers, erros de servidor e perda da assinatura virtual dessa criptomoeda são alguns riscos enfrentados por aqueles que aderem à ela.

"<yoastmark

Como investir?

Com a crescente valorização, muitas pessoas buscam investir nessa criptomoeda, por esse motivo algumas corretoras e empresas especializadas auxiliam na realização do investimento em bitcoin.
Porém, este investimento possui alto risco. Então, da mesma forma que pode provocar o enriquecimento rapidamente, também pode contribuir para a perda de muito dinheiro de forma rápida.

Sendo assim, agora que você já conhece um pouco mais sobre essa moeda, já ficou mais fácil decidir se deve investir ou não, mas lembre-se de fazer uma pesquisa mais aprofundada.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.