Como ficar longe de golpes envolvendo criptomoedas: dicas para investir com segurança

Confira algumas dicas de segurança antes de investir em criptomoedas

0

O tempo todo existem golpistas estão à espreita, observando, calculando e traçando quais e quantas serão suas próximas vítimas. Por isso, aqui no Brasil 123, vamos te ensinar como ficar longe de golpes envolvendo criptomoedas: dicas para investir com segurança.

Golpes sempre existiram, mas, com o avanço tecnológico e a criação e ascensão do mercado de criptomoedas eles ficaram ainda mais acentuados. Há alguns anos, no Brasil, muitas pessoas foram vítimas de golpes financeiros envolvendo criptomoedas. Algumas o são até os dias de hoje.

Como ficar longe de golpes envolvendo criptomoedas

Pensando no quanto ser vítima de golpe é desvantajoso e prejudicial para sua vida financeira, iremos te ensinar algumas dicas para investir com segurança e ficar longe de golpes. Geralmente, os golpistas acabam seguindo um mesmo padrão. Então, basta um pouco mais de atenção para detectar o padrão e perceber que se trata de um golpe.
Então, no que diz respeito às criptomoedas, vamos elencar alguns tipos de golpes abaixo:

Golpes envolvendo criptomoedas: Falsos sorteios

Hoje, é muito comum encontrar sorteios pela internet. Muitas pessoas realizam sorteios lícitos nas redes sociais a fim de aumentar o engajamento da conta. Porém, os golpistas, que estão sempre à espreita procurando uma brecha, também começaram a realizar sorteios envolvendo criptomoedas.
Nesse tipo de sorteio. Eles solicitam aos usuários o depósito de uma quantia em criptomoedas prometendo que eles receberão de volta o dobro do valor, ou até mais que isso. Mas qual é o padrão que eles seguem?
Geralmente, eles criam perfis fakes de pessoas famosas para aplicar a fraude. Então, observe com atenção o nome do perfil da pessoa que está realizando o sorteio. Provavelmente haverá o acréscimo de alguma letra ou sinal.
Além disso, suspeite da promessa de receber duas vezes mais a quantia que você pagou, porque isso nunca acontece. Outra tática utilizada pelos criminosos é a criação de contas fakes para comentar na publicação afirmando que o sorteio funciona, por isso, não acredite.

Golpes de bots de negociação

Nesse tipo de esquema os golpistas utilizam plataformas que prometem aos usuários o retorno de uma quantia mensal. Acontece, então, que esse retorno é alto e algumas pessoas até chegam a recebê-lo.
Isso porque a quantia que entra por meio de um novo usuário é utilizada para pagar usuários mais antigos. Porém, assim que os golpistas adquirem o valor desejado, eles simplesmente acabam com a rede e somem.

Dicas para investir com segurança - Reprodução AdobeStock
Dicas para investir com segurança – Reprodução AdobeStock

E-mails de phishing

Esse tipo de golpe está ficando cada vez mais camuflado, por isso, é difícil identificar. Mas grande parte dos e-mails solicita que os usuários cliquem em links. Fazendo com que o computador seja infectado e, dessa forma, os golpistas conseguem acessar o computador tendo acesso a todas as informações nele disponíveis.
Por isso, sempre que receber um e-mail preste atenção às informações do remetente. Caso você desconheça, não clique em nenhum link. Além disso, não armazene informações importantes acerca das criptomoedas em seu dispositivo.
Por fim, essas dicas podem te ajudar a investir com segurança, se mantendo longe de fraudes e golpes. Mas você precisa estar sempre alerta, pois os criminosos ficam cada vez mais astutos.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.