Chá de cáscara sagrada: confira os principais benefícios da bebida

Conheça agora todos os benefícios do chá de cáscara sagrada

0

De origem norte-americana e canadense, a cáscara sagrada é uma planta medicinal muito utilizada por quem possui problemas intestinais. Você já ouviu falar no chá de cáscara sagrada? Confira agora os principais benefícios dessa bebida incrível e veja como usa-la aqui no Brasil 123.

Há mais de dois mil anos as cascas do caule da cáscara sagrada são utilizadas para solucionar problemas intestinais. Isso porque a planta possui um efeito laxante que é ideal para tratar problemas como a prisão de ventre.

Além disso, o estímulo dos movimentos intestinais provocados pela cáscara sagrada é mais leve que os estímulos provocados por outros laxantes naturais, como por exemplo a aloe vera. Ela também auxilia no aumento do apetite e conta com propriedades: diurética, purgativa e digestiva.

Você pode encontrar a cáscara sagrada em lojas de produtos naturais, mas também na forma de cápsula ou pó em algumas farmácias que realizam manipulação. Contudo, não saia utilizando qualquer laxante natural indiscriminadamente por aí. Consulte um profissional e siga suas orientações.

Principais benefícios da cáscara sagrada

De nome científico Rhamnus purshiana, a cáscara sagrada, como dito anteriormente, atua como um potente laxante e diurético. Sendo assim, é ideal para tratar a prisão de ventre. Sua atuação está relacionada ao restabelecimento do tônus natural do cólon, fazendo com que os movimentos peristálticos do intestino ocorram de forma suave.

Assim que a cáscara sagrada atinge o intestino grosso, ela libera uma substância que é processada pelas bactérias ali presentes, fazendo com que as agliconas sejam liberadas. Essas agliconas são responsáveis por atuar sobre a mucosa a fim de promover a evacuação.

Além disso, se consumida em pequena quantidade, a cáscara sagrada estimula o apetite. Mas não para por aí, ela também ajuda a vesícula biliar a expulsar a bile nela acumulada, por isso, a gordura absorvida a nível intestinal sofre redução.

Além do mais, estudos realizados em ratos comprovaram grande eficácia da cáscara sagrada contra problemas do fígado e câncer. De acordo com o estudo, a aloe-emodina presente na cáscara provocou o bloqueio da proliferação de células tumorais e ainda induziu a morte dessas células.

Se você é fã de um produto detox, esse chá também pode ser ideal para você. Afinal, ele ajuda na limpeza do cólon, livrando-o de toxinas e proporcionando o bem-estar do corpo em geral.

Benefícios do chá de cáscara sagrada - Reprodução AdobeStock
Benefícios do chá de cáscara sagrada – Reprodução AdobeStock

Quando não tomar esse chá 

Assim como a maioria dos medicamentos e plantas medicinais, a cáscara também é contraindicada em alguns casos. Saiba quando não tomar chá de cáscara sagrada.
Se você está grávida ou amamentando, não deve ingerir o chá dessa planta. Ele é contraindicado nesses casos porque pode causar diarreia no bebê caso passe para o leite materno. Além disso, crianças com idade inferior a 12 anos também não devem consumi-lo.
A cáscara sagrada também pode provocar interação medicamentosa com alguns medicamentos. São eles: digoxina, corticosteróides, medicamentos para arritmia, diuréticos ou glicosídeos.
Se você possui também algum problema de saúde relacionado ao intestino, não é interessante consumir esse chá.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.