Como fazer banho de assento: veja receitas naturais para preparar

Saiba como fazer banho de assento e quais seus benefícios

0

Um dos métodos mais antigos que foram passados de uma geração para outra, o banho de assento é usado para aliviar diversos problemas de saúde, sobretudo da pele, como coceiras nas partes genitais tanto femininas quanto masculinas. Confira aqui no Brasil 123.

Mas, antes de saber como fazer banho de assento, veja qual é o procedimento correto com o seu médico, já que é importante analisar a causa do problema antes de qualquer medida tomada por conta própria.

O que é banho de assento?

Como dissemos, esse é um procedimento usado pelas pessoas mais velhas que sempre tinham métodos milagrosos para cuidar de diversos problemas comuns das pessoas. Mas o que é o banho de assento?

De acordo com a ginecologista Fabiana Nakano, o banho de assento é uma prática em que a pessoa permanece com a região perineal (genitais) imersa em água durante alguns minutos.

Segundo a profissional da saúde, esse é um método que  proporciona alívio da coceira nessa região. Portanto, é ótimo para crianças, já que elas não podem receber medicação vaginal, por exemplo.

Veja como preparar um banho de assento

Em primeiro lugar, saiba que é preciso utilizar água limpa para fazer o banho e o ideal é fervê-la para oferecer melhores condições de higiene.

Portanto, coloque 4 litros de água para ferver e, depois que ela esfriar, adicione esse líquido morno em uma bacia grande o suficiente para cobrir toda a região íntima.

Então, basta que a pessoa que sente coceira ou irritação na parte íntima sente-se durante 3 minutos nesse recipiente para sentir o alívio espontâneo.

Em certos casos, pode ser preciso que o banho leve outros ingredientes, mas sempre consulte um médico antes. Mas, para todo caso, veja receitas naturais para preparar um banho de assento logo a seguir:

Como fazer banho de assento com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um ótimo componente para auxiliar no banho de assento, já que ele conta com um PH alcalino que reduz a acidez das partes íntimas. Consequentemente, reduz quaisquer coceiras e irritações.

Para isso, basta adicionar 10 gramas de bicarbonato de sódio em 4 litros de água e realizar o mesmo procedimento visto anteriormente.

O uso dessa receita natural evita o aparecimento de fungos. Sobretudo na vagina, parte genital feminina que sofre muito como a Candida. Um dos problemas mais comuns para as mulheres

Benefícios do banho de assento - Reprodução AdobeStock
Benefícios do banho de assento – Reprodução AdobeStock

Banho de assento para candidíase

Sendo assim como o bicarbonato de sódio é um ótimo componente para o tratamento de coceiras nas regiões íntimas. A camomila também é. Ela pode auxiliar bastante para aliviar a irritação causada pela candidíase.

Um banho com chá dessa erva é uma ótima forma de aliviar a coceira. E assim, prevenir contra a inflamação causada pelo ato de se coçar.

Para isso, basta preparar o chá de camomila da forma natural para o consumo e realizar o mesmo processo de aplicação citado antes.

Sendo assim, você será capaz de fazer um belo banho de assento, para ajudar no problema que estiver. Aproveite essas dicas de como fazer um banho de assento de muitas formas.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.