O que é bitcoin? Entenda e invista ainda hoje

0

Um dos investimentos que mais rendeu nos últimos anos e, literalmente, fez milionários foi o bitcoin. A moeda digital ganhou o mundo por conta da sua subida forte, mas também vem ganhando força como uma moeda consolidada no mercado financeiro mundial. Além disso, existem diversas corretoras que permitem a compra dessa moeda de forma bastante descomplicada.

Contudo, muitas pessoas ainda não sabem o que é o bitcoin. Por isso, nesse texto vamos falar sobre esse investimento que cresceu muito nos últimos anos. Além disso, mencionaremos as vantagens e as desvantagens desse ativo.

O que é o bitcoin, afinal?

O bitcoin é uma moeda como todas as outras. Por isso, ela é a mesma coisa que o dólar, o real e até mesmo o euro. Na prática, ela quer ser usada como forma de troca entre as pessoas do mundo todo. Ou seja, ela tem o objetivo de bater o dólar nos meios de troca do mundo todo. E para isso, ela virou o mercado financeiro de cabeça para baixo.

Isso porque ela é bastante diferente em muitos aspectos. A principal diferença é o fato de ela não ser comandada por ninguém. Enquanto o Banco Central do Brasil controla o real, o FED controla o dólar e o Banco Central da Europa (BCE) controla o euro, o bitcoin funciona de acordo com um algoritmo. Acredita-se que, quando atingirmos um certo valor de bitcoin, ele vai parar de ser emitido e, com isso, teremos um número fixo dessa moeda no mundo.

Além disso, o fato de ela não ser comandada por ninguém faz com que ela não pague impostos também. Por isso, ela é uma forma extremamente barata de você comprar produtos fora do Brasil, por exemplo, sem pagar o imposto de renda e, principalmente, o IOF.

Ainda, acadêmicos estudam os impactos do bitcoin em outras questões, como desemprego e inflação. As conclusões ainda são de fracos impactos práticos e variam de acordo com os autores. Mas em geral, o bitcoin faria uma diferença positiva no mundo.

Bitcoin sobe nesta terça (22)
Foto: Reprodução

Vantagens e desvantagens

Como toda moeda e produto financeiro, existem vantagens e desvantagens em investir em bitcoin. Isso porque ela é uma moeda que varia muito de preço e, por isso, tem um risco maior que outros investimentos. Por exemplo, um Tesouro Direto é bem mais seguro que a moeda digital. Por outro lado, é preferível investir na moeda do que em empresas duvidosas da bolsa de valores, por exemplo.

Mas a principal desvantagem de investir em bitcoin é, de longe, a sua volatilidade. O preço da moeda sobe e desce bastante alguns dias, o que pode ser ruim para quem busca investimentos seguros. Por outro lado, a regulação da moeda é fraca, o que atrapalha quem tem medo da Receita Federal.

Contudo, comprar bitcoin pode ser excelente para muitas pessoas. Quem viaja bastante pode usar a moeda para fazer câmbio sem pagar impostos. Além disso, atualmente alguns estabelecimentos já passaram a receber pagamentos em criptomoedas. E se você é do time dos curiosos, vale a pena a experiência.

 

 

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.