Adeus, aperto! Saiba o que fazer com o dinheiro do FGTS

0

Se você está de olho no resgate extraordinário do FGTS, provavelmente já tem algum destino para esse dinheiro. Contudo, se a sua intenção é gastar em coisas fúteis, especialistas afirmam que você está fazendo tudo errado. Isso porque o valor deve ser usado com inteligência para, principalmente, tirar você do sufoco financeiro.

Por isso, hoje vamos falar sobre onde colocar o seu dinheiro do FGTS. Mas para isso, é preciso que você entenda o que você pretende com esse valor, de acordo com a sua realidade financeira. Vamos ajudar você nesse processo.

O que você quer fazer com esse dinheiro?

O primeiro passo para definir onde você vai colocar o seu dinheiro do FGTS é, claro, entender o que você quer fazer. Especialistas sugerem três cenários possíveis: quitar dívidas, usar o valor para negociar débitos maiores e, por último, investir.

Com isso, é importante saber como anda a sua vida financeira. Você tem dívidas? Se a resposta for “sim”, você precisa saber se o valor do seu FGTS cobrirá toda a despesa. Se a sua dívida for menor que R$1 mil, é interessante ligar para a empresa e tentar um desconto. Para isso, afirme que pagará à vista. Normalmente os descontos são bem expressivos.

Por outro lado, se a sua dívida for maior que R$1 mil, é uma excelente ideia negociar novas taxas. Você pode afirmar para a empresa que você tem dinheiro na conta e pretende pagar boa parte da dívida, desde que as taxas do faltante baixem. Na grande maioria dos casos, as taxas baixam bastante.

Contudo, se você é uma das pessoas organizadas, que não está no vermelho, usar esse dinheiro pode ser um descanso a mais para a sua cabeça. Isso porque você pode utilizar alguns investimentos seguros para guardar esse valor. Mas atenção: nada de bolsa de valores e criptomoedas!

FGTS
Foto: Reprodução

Onde investir o valor do FGTS?

Se você vai investir o seu FGTS, o ideal é colocar em ativos seguros. Por isso, nada de ativos que podem perder valor no curto prazo. Isso envolve bolsa de valores, criptomoedas e também o próprio Tesouro Direto, mesmo que ele seja de renda fixa.

Isso porque o simples fato de o dinheiro ainda ser do seu FGTS faz com que ele deva render apenas para cima. Com isso, você pode buscar alguns ativos, como CDB de liquidez diária, contas digitais e fundos de investimentos para reserva de emergência.

Além disso, esconda esse valor. Não deixe ele na sua conta bancária, mas tente abrir a conta em uma corretora para fazer o investimento ideal e, com isso, não olhar esse dinheiro todo dia. Afinal, se você não olha o seu FGTS todos os dias, por qual motivo olharia esse investimento? Pense nisso.

Vale lembrar que o valor do FGTS cairá na sua conta do Caixa Tem. De lá, você pode enviar direto para a conta onde vai investir, sem passar pela sua conta bancária. Um passo a menos que ajudará você a não mexer nesse dinheiro.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.