Google vai mostrar quem está pagando pelos anúncios políticos

O "Relatório de Transparência de Anúncios Políticos" do Google apresenta todos os anúncios que mencionam partidos políticos e candidatos

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O Google anunciou nesta quinta-feira (23) ter liberado no Brasil uma ferramenta que tem como objetivo informar os nomes das pessoas que estão pagando pelas propagandas políticas veiculadas em suas plataformas como o YouTube e sites parceiros que usam o sistema de publicidade AdSense.

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De acordo com a empresa, a ferramenta, chamada “Relatório de Transparência de Anúncios Políticos“, apresenta todos os anúncios que mencionam partidos políticos e candidatos a cargos de nível federal nas eleições deste ano. Com o anúncio, o Brasil passa a ser o nono país que tem o relatório do Google sobre anúncios políticos, juntando-se assim à Austrália, Estados Unidos, Índia, Israel, Nova Zelândia, Reino Unido e Taiwan.

A ferramenta era uma das promessas do Google, que no começo deste ano, firmou um acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para combater a desinformação sobre eleições na internet e deixar o pleito o mais transparente possível.

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O “Relatório de Transparência de Anúncios Políticos” do Google apresenta todos os anúncios que mencionam partidos políticos e candidatos. (Foto: reprodução)

Em nota, a empresa relatou que o site atualmente reúne mais de 1.500 anúncios políticos. Essas publicidades passaram a ser contabilizadas em novembro de 2021, quando o Google mudou suas regras sobre conteúdo político – desde então, todos os interessados em veicular esse tipo de anúncio nos serviços da empresa precisam passar por um processo de verificação.

Conforme o Google, que explica que o “Relatório de Transparência de Anúncios Políticos” pode ser acessado por qualquer pessoa, a plataforma dá a oportunidade de o interessado buscar anúncios políticos por autor (partido ou candidato, por exemplo), estado em que eles foram exibidos, número de exibições, valor pago aproximadamente e formato (texto, gráfico ou vídeo).

Ainda de acordo com a empresa, quando a página de um anúncio é aberta, a ferramenta exibe o conteúdo da campanha e, a partir de então, informa em que período ela foi veiculada, qual o valor investido por ela e qual foi a segmentação, ou seja, para qual público ela foi destinada.

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