Etanol dispara no país e só é vantajoso em 4 cidades; veja quais são

Especialistas afirmam que preço do etanol deve ser igual ou menor que 70% do preço da gasolina; caso contrário, o combustível deixa de ser vantajoso

0

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) revelou nesta quarta-feira (27) que os preços dos três principais combustíveis do país subiram na semana passada. A saber, o maior avanço veio do etanol, que disparou 4,87% nos postos do país. Aliás, esta foi a sétima semana consecutiva de alta dos preços do combustível.

Como muitos sabem, o etanol é o concorrente direto da gasolina nas bombas do país. No entanto, nem todos os motoristas sabem qual dos combustíveis é mais vantajoso. Para isso, basta fazer uma equação rápida, que informará se vale mais a pena abastecer com etanol ou com gasolina.

Seja como for, os motoristas do país não estão nem precisando se preocupar com estas contas. Isso porque o etanol só está mais vantajoso em apenas quatro cidades brasileiras, segundo dados da ANP.

Em resumo, o portal de notícias g1 analisou os dados e revelou que, entre os 418 municípios do país onde a ANP coletou os preços dos combustíveis, o etanol foi mais vantajoso apenas em Trindade, Morrinhos, Águas Lindas de Goiás e Aparecida de Goiânia. Todos estes municípios são de Goiás.

Vale destacar que o preço do etanol deve ser igual ou inferior a 70% do preço da gasolina. Assim, o custo-benefício do etanol ficará mais atrativo do que o da gasolina. Contudo, caso o resultado da equação supere essa marca, os motoristas devem preferir abastecer com a gasolina, pois ela terá um rendimento melhor.

Gasolina é mais vantajosa em todas as UFs do país

O levantamento também revelou que a gasolina está mais vantajosa para os motoristas em todas as Unidades Federativas (UFs) do país. A saber, Goiás apresentou o percentual mais próximo de 70% entre as UFs, de 70,99%, mas a taxa ainda mostra que o etanol não é vantajoso no estado.

Por outro lado, o percentual mais elevado foi registrado no Amapá (101,48%). Em seguida, ficaram Rio Grande do Sul (95,47%), Roraima (89,02%) e Santa Catarina (87,89%).

Para quem gosta de abastecer seu veículo com etanol, há uma boa notícia: os preços do combustível devem cair no próximo mês. De acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), a produção nacional de cana deverá se normalizar até o final de abril. Assim, a oferta de etanol deverá voltar a crescer e se estabilizar no mercado, reduzindo o preço do produto.

Leia Também: IPCA-15: Curitiba tem maior inflação do país em abril

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.