Neste sábado (11), o presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de um motociata na cidade de Orlando, nos Estados Unidos. Diversos apoiadores do presidente que moram na região, participaram do evento. A organização do evento foi realizada por um grupo intitulado de “Yes Brasil USA”.
O Presidente da República se encontra nos Estados Unidos desde a última quinta-feira (9) para participar da Cúpula das Américas, que foi encerrada na última sexta-feira (10), na cidade de Los Angeles. Após o término do evento, o presidente se dirigiu para Orlando para participar da motociata e inaugurar um vice-consulado para atender a demanda de brasileiros que moram na região.
Bolsonaro discursou durante motociata
Durante a motociata, o presidente Jair Bolsonaro realizou um discurso a seus apoiadores. “Nós temos algo muito importante para defender: temos princípios, temos uma tradição e temos liberdade. Nós somos contra o aborto, contra a ideologia de gênero, contra a liberação das drogas. Defendemos a família, a propriedade privada, a liberdade do armamento. Somos pessoas normais”, afirmou Bolsonaro.
Bolsonaro também contou com a presença do blogueiro Allan dos Santos, que está foragido e é alvo de uma ordem de prisão preventiva, que foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Allan aproveitou a situação para debochar do ministro do STF.
De acordo com ele, “o Xandão não queria que eu participasse da motociata no Brasil. Olha o que Deus faz, traz a motociata pra cá”. Antes do evento, Bolsonaro havia dito que não descartaria um encontro com o blogueiro na motociata. “Se ele estiver presente, falo com ele. É um cidadão brasileiro. Se expressou, se foi bem ou mal, mas sua pena jamais poderia ser ameaça de prisão”, afirmou.
Encontro com Joe Biden
Em suas atividades pelos Estados Unidos, Bolsonaro também se reuniu com o presidente norte-americano, Joe Biden. Foram tratados assuntos como a guerra entre Rússia e Ucrânia e eleições. Antes do encontro, Bolsonaro havia dito que ainda estava com um “pé atrás” sobre a derrota de Donald Trump. Segundo ele, “muita coisa chegou para a gente, e a gente fica com pé atrás”.
Contudo, a porta-voz do departamento de Estado dos EUA, Kristina Rosales, compartilhou algumas das conversas que aconteceram nesta última sexta-feira, entre Joe Biden e Jair Bolsonaro. Segundo ela, Biden disse a Bolsonaro que “os Estados Unidos não toleram, não aceitam intervenção no sistema eleitoral em nenhum lugar”.
“A gente entende muito bem que há eleições no Brasil em outubro, nos próximos meses. Entendemos muito a preocupação do povo brasileiro com esse tema. Tanto que na reunião, o próprio presidente Bolsonaro falou que ele respeita a democracia, que vai respeitar o resultado. A gente vai levar a sério essa declaração que foi feita pelo presidente Bolsonaro ontem”, disse Rosales.
Ainda, de acordo com Rosales, Bolsonaro teria dito a Biden: “tenho certeza que serão realizadas (eleições) neste estilo democrático. Cheguei pela democracia e tenho certeza que quando deixar o governo, também será de forma democrática”. Jair Bolsonaro classificou o encontro com o presidente norte-americano Joe Biden como “excepcional”.