PIB dos Estados Unidos encolhe 1,4% no primeiro trimestre

Queda trimestral é a primeira em quase dois anos; última retração do PIB americano ocorreu no segundo trimestre de 2020 devido à pandemia da Covid-19

0

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos encerrou o primeiro trimestre deste ano com uma retração de 1,4%, quando comparado ao mesmo período de 2021. O escritório oficial de estatísticas (BEA) do Departamento de Comércio divulgou os dados nesta quinta-feira (28).

Esta foi a primeira queda trimestral da economia norte-americana em quase dois anos. Em resumo, o PIB dos EUA encolheu 5,1%. no primeiro trimestre de 2020, e depois afundou 31,2% no trimestre seguinte. Ambos os resultados aconteceram devido à pandemia da Covid-19, que afetou todo o planeta.

Na verdade, a crise sanitária continua prejudicando diversas atividades econômicas. Os gargalos nas cadeias globais de abastecimento continuam dificultando o comércio entre os países, e a situação acabou ficando mais grave com a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Após os tombos registrados na primeira metade de 2020, a economia dos EUA passou a se recuperar e registrou apenas avanços até o final do ano passado. No entanto, isso mudou com o resultado dos três primeiros meses deste ano. Aliás, a retração do PIB dos EUA frustrou as projeções do mercado, cuja mediana apontava para um avanço de 1,1% no período.

PIB também recua na comparação trimestral

O PIB dos EUA na base anual não foi o único recuo registrado. Isso porque a economia norte-americana também encolheu em relação ao quarto trimestre do ano passado (-0,35%). Embora tenha sido tímido, a retração refletiu os impactos da guerra na Ucrânia.

Em suma, a Rússia invadiu o país vizinho no dia 24 de fevereiro. De lá pra cá, diversas nações impuseram sanções ao país comandado por Vladimir Putin devido à invasão. Além disso, a guerra vem reduzindo o ritmo do comércio global e pressionando cada vez mais a inflação no planeta.

Apesar das quedas registradas tanto na comparação trimestral quanto na anual, o Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta um crescimento de 3,7% do PIB dos EUA em 2022.

Leia Também: Juro bancário chega ao maior nível em dois anos e meio

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.