Benefícios da natação no inverno: veja porque você deve continuar a nadar

Entenda o por que de mesmo no frio você ter que ir na natação

0

Se você quer saber quais os benefícios da natação no inverno, continue aqui no Brasil 123 e veja porque você deve continuar a nadar!

A natação no inverno pode parecer impossível e algo a não ser nem mesmo considerado, devido às baixas temperaturas típicas desta estação, certo? Errado! Nessa época do ano, apesar da vontade que dá de ficar só debaixo das cobertas, a atividade física é essencial.

Benefícios da natação no inverno

A natação é uma das atividades físicas mais completas e democráticas que existem. Sendo assim, ela pode ser praticada desde por bebês até pelos representantes da melhor idade. Além disso, por ter pouco impacto, pessoas com obesidade ou problemas motores também conseguem praticar a natação sem problemas.

Dessa forma, é muito prejudicial desistir da natação no inverno, pois deixamos de aproveitar vários benefícios que são ainda mais expressivos nessa época do ano. A seguir, te mostraremos vários motivos pelos quais você deve continuar a nadar.

Aumento da imunidade e da resistência

natação no frio, veja seus benefícios - reprodução unsplash
natação no frio, veja seus benefícios – reprodução unsplash

Durante o frio, nossa imunidade cai um pouco. Além disso, o ar tende a ficar mais seco nessa época do ano. Por isso, há maior incidência de gripes, resfriados e outras doenças respiratórias durante as estações mais frias. Quando nadamos, o pulmão é obrigado a trabalhar mais pesado. Fazendo com que ele fique mais resistente e estimulando o metabolismo do corpo todo.

Assim, quando apanhamos uma gripe, por exemplo, com a musculatura do sistema pulmonar mais forte, os sintomas se tornam mais leves e não incomodam tanto. Então, com o corpo acostumado às temperaturas mais baixas da água, nosso sistema imunológico está mais preparado quando o frio chega.

Controle do peso

No inverno, tendemos a comer mais para nos manter quentinhos e mais confortáveis. Dessa maneira, é normal ganhar uns quilos a mais durante essa estação. Portanto, a natação no inverno ajuda a queimar essas calorias a mais e a nos manter no peso.

Melhor qualidade do sono

A natação ajuda no controle das funções cerebrais e, em qualquer época, a dormir melhor. Como no inverno dormimos mais horas, esse sono mais profundo e revigorante é ainda mais essencial nessa estação.

Controle dos distúrbios psicológicos

Estresse, ansiedade e depressão são um mal comum na sociedade moderna. Como no frio é comprovado que ficamos ainda mais melancólicos e introspectivos, os sintomas desses males podem ser ainda mais acentuados. E nadar ajuda muito a combatê-los, já que envolve controle da respiração e outras técnicas que aliviam os sintomas desses distúrbios.

Ademais, quando praticamos atividade física, nosso cérebro libera substâncias que trazem bem estar e relaxamento. E a natação no inverno é perfeita para proporcionar isso.

Quais cuidados ter para praticar a natação no inverno

Que a natação no inverno é benéfica já deu para perceber, não é? Todavia, como para qualquer outro esporte praticado nessa época do ano, são necessários alguns cuidados, como:

  • Tomar bastante líquido, já que é muito importante manter o corpo hidratado, ainda mais em uma época mais seca;
  • Usar hidratantes corporais, faciais e labiais, afinal, com o ar seco e o cloro da piscina, a pele tende a ressecar muito;
  • Dar preferência a nadar em piscinas aquecidas para não sobrecarregar o corpo com as baixas temperaturas da água;
  • Se alimentar adequadamente, já que o inverno exige uma dose extra de energia e a atividade física também.

Agora que você já sabe os benefícios da natação no inverno, não pare de nadar e fique mais saudável nessa época do ano!

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.