Sintomas de resfriados: veja o que você pode fazer para aliviá-los

Resfriados podem aparecer em qualquer época do ano e seus sintomas são muito incômodos. Veja como fazer para amenizá-los

0

Resfriados são muito comuns e têm causas variadas. Entretanto, os sintomas de resfriados são sempre os mesmos: dor de cabeça, coriza, dificuldade para respirar, dor de garganta, dentre outros. É possível amenizá-los, para que eles não incomodem tanto, enquanto perdurar o resfriado. Isso porque, muitas vezes, não é preciso procurar o médico e resfriados podem ser tratados em casa. Contudo, com a persistência dos sintomas ou se você estiver inseguro com relação eles, não hesite em fazer uma avaliação médica.

Mídias sociais: saiba porque você deve se afastar delas

Faça lavagem nasal com soro

A lavagem nasal com soro é muito fácil de fazer e ajuda muito no desentupimento do nariz e no alívio dos sintomas de resfriados. Além disso, ela não só limpa as narinas, como hidrata as vias nasais através da sua umidificação. Para fazer a lavagem com soro, adquira uma seringa em uma farmácia com volume de 5 a 20ml.

Encha-a de soro fisiológico. Em seguida, deite o seu rosto e aperte a seringa na narina superior. Repita o procedimento com a outra. Você pode fazer isso no banho, ou na pia do banheiro, conforme achar melhor. Faça esse procedimento algumas vezes ao dia, quantas achar necessárias para aliviar os sintomas.

Coma alimentos saudáveis

A alimentação é fator crucial na saúde e comer besteiras pode atrasar a sua recuperação dos resfriados. Por isso, coma alimentos saudáveis enquanto estiver resfriado, como frutas, legumes e verduras. Deixe para comer besteiras quando melhorar.

Se hidrate

Durante o resfriado, é comum não ter muita vontade de comer e nem de beber água. Contudo, manter a hidratação é fundamental para aliviar os sintomas de resfriados, especialmente, em tempos secos. Por isso, beba água sempre que se lembrar e mantenha uma garrafinha por perto.

Como ficar elegante no frio: como se vestir bem em temperaturas baixas

Faça ingestão de alimentos que são fontes de vitamina C

A ingestão de alimentos que são fontes de vitamina C não elimina todos os sintomas de resfriados. Entretanto, ela acelera o processo de cura do corpo. Por isso, enquanto estiver passando mal, coma frutas como laranja e tome suco de limão natural. Lembre-se de não ingerir bebidas geladas.

Repouse

O descanso faz parte do processo de alívio dos sintomas de resfriados e contribui muito para sua cura. Muitas pessoas não gostam de pausar as suas tarefas para descansar, nem mesmo quando estão doentes. Entretanto, cuidar da saúde deve ser prioridade, uma vez que sem ela não é possível realizar nada bem feito.

Utilize óleos essenciais para desobstrução

Alguns óleos essenciais são grandes auxiliadores na redução de sintomas de resfriados. O óleo de hortelã, por exemplo, ajuda muito a desobstruir as narinas. Para que ele cumpra essa função, basta pingar algumas gotas na palma das mãos, esfregar uma na outra e cheirar profundamente.

Tome cuidado com a ingestão de medicamentos

Por fim, muitos medicamentos prometem o alívio dos sintomas de resfriados ou mesmo a sua cura em poucos dias. Contudo, se automedicar não é uma boa ideia, uma vez que isso pode gerar interações medicamentosas cujos sintomas são graves. Por isso, opte sempre por opções naturais para ajudar na sua melhora, ou siga recomendações médicas.

Cólicas menstruais: veja essas dicas para amenizar as dores

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.