Saque FGTS autorizado para trabalhadores a partir de hoje; veja como solicitar

Trabalhadores já podem enviar a documentação para liberação do valor

0

Os trabalhadores residentes em Almenara (MG), podem solicitar, a partir desta sexta-feira (14), o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade.

A liberação, decorrente das fortes chuvas nas cidades, pode ser solicitada à CAIXA por meio do aplicativo FGTS.

Saque FGTS autorizado para trabalhadores a partir de hoje; veja como solicitar
Saque FGTS autorizado para trabalhadores a partir de hoje (14); veja como solicitar – Imagem: Fabio Guimas

Quem pode ter acesso ao saque do FGTS por calamidade

Os moradores das áreas afetadas, conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, podem solicitar o saque até 16 de março de 2022.

Para tanto, é necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. A saber, o valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.

A solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer à uma agência.

Ainda mais, ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

A saber, até o momento, 14 municípios da Bahia e de Minas Gerais foram habilitados para recebimento do Saque FGTS por motivo de calamidade.

Confira a lista:

  • Bahia: Canavieiras, Eunápolis, Gandu, Ilhéus, Itabuna, Itororó, Jiquiriçá, Medeiros Neto, Mundo Novo, Prado e Teixeira de Freitas.
  • Minas Gerais: Águas Formosas, Almenara e Machacalis.

Como solicitar o saque FGTS?

O trabalhador que tiver direito ao saque por calamidade pode seguir essas etapas:

  • Realizar o download do aplicativo FGTS e inserir as informações de cadastro;
  • Ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque – Calamidade pública” – acessar a cidade;
  • Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
  • Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação.

O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Quais documentos são necessários?

Veja o que é preciso apresentar:

  • Carteira de Identidade: também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;
  • Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
  • Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).

Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800 726 0207.

Fonte: Caixa Econômica Federal

Leia ainda: Auxílio Gás: 5,4 milhões de famílias serão beneficiadas; consulte o calendário

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.