Auxílio Gás: 5,4 milhões de famílias serão beneficiadas; consulte o calendário

Confira as informações sobre o pagamento do subsídio

0

O Governo e a Caixa Econômica Federal iniciam, a partir de 18 de janeiro, o pagamento do Programa Auxílio Gás para mais de 5,4 milhões de famílias beneficiárias. Como o Brasil 123 já tinha adiantado para você, o valor pago em janeiro será de R$ 52 por família.

Antes de tudo, é muito importante destacar que não é necessário realizar inscrição para receber o benefício. Isso porque as famílias foram selecionadas pelo Ministério da Cidadania, de acordo com os critérios do Programa.

Vale lembrar que as famílias dos municípios atingidos pelas chuvas nos estados da Bahia e Minas Gerais tiveram o pagamento iniciado no dia 27 de dezembro de 2021.

Calendário do Auxílio Gás

O pagamento do vale gás neste mês segue o mesmo calendário do Auxílio Brasil, que começa no próximo dia 18 para os beneficiários que tenham o Número de Identificação Social (NIS) com final 1.

Calendário do Programa Auxílio Gás - Janeiro 2022
Calendário do Programa Auxílio Gás – Janeiro 2022 – Imagem: Divulgação Caixa Econômica Federal

Como sacar o valor?

Saiba que o pagamento será realizado da mesma forma que as famílias já recebem os benefícios do Programa Auxílio Brasil.

Então, o beneficiário que recebe pelo Caixa Tem poderá acessar o Auxílio Gás pelo aplicativo, e assim, não é preciso comparecer à uma agência para movimentar os valores.

Além disso, com a utilização do app Caixa Tem, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code, por meio de mais de nove milhões de maquininhas de cartão espalhadas por todo o Brasil.

Ainda mais, o beneficiário pode realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas.

Já aqueles que recebem por meio de cartão, podem continuar realizando o saque pelos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui, além das agências da CAIXA. Os saques também podem ser realizados por meio da geração de token pelo APP CAIXA Tem.

Como saber se vou ter direito?

A consulta ao Auxílio Gás pode ser feita pelos aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem, ou ainda pela Central do Atendimento CAIXA ao Cidadão no telefone 111.

Auxílio Gás

O Programa foi Instituído pela Lei nº 14.237, de 19 de novembro 2021, e tem como objetivo realizar o repasse de um valor para ajuda na compra do gás liquefeito de petróleo (GLP) pelas famílias de baixa renda.

A Caixa Econômica exerce o papel de agente operador e pagador do benefício, disponibilizando os valores concedidos às famílias selecionadas, de acordo com as definições do Ministério da Cidadania.

Os critérios para receber o benefício são:

  • Ter inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional;
  • Ter entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o Benefício de Prestação Continuada da assistência social.

Por fim, cabe citar que o auxílio será concedido preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Com informações da Caixa Econômica Federal

Confira também: Auxílio Emergencial: Governo paga R$ 2,4 bilhões em novas cotas; veja quem recebe

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.