Quem desistiu do saque em 2020 do FGTS tem que fazer nova solicitação?

Trabalhadores que desistiram do saque em 2020 do FGTS necessitam solicitar para receber em 2022

0

Muitas pessoas estão em dúvida se quem desistiu do saque em 2020 do FGTS tem que fazer uma nova solicitação. Afinal, o Governo Federal já liberou a retirada emergencial de 2022.

Os trabalhadores que desistiram de receber o saque emergencial em 2020 precisarão fazer um novo pedido, caso queiram receber o valor esse ano. Isso porque, não receberão o depósito automático.

Saque em 2020 do FGTS

Quando o Governo Federal liberou o saque em 2020 do FGTS, ele pagou o valor para todos os trabalhadores que tinham saldo em contas. Mas, alguns cidadãos optaram por não receber o dinheiro.

Em 2022, esses trabalhadores que optaram por não receber o saque em 2020 e quiserem resgatar esse saldo no valor de até mil reais, precisarão enviar uma nova solicitação para a Caixa Econômica Federal. 

Solicite pela Caixa Tem

Essa solicitação pode ser feita pelo aplicativo da Caixa e o processo dura em média cinco minutos. Aliás, vale ressaltar que aqueles que não realizarem a nova solicitação, não receberão a quantia de forma automática. 

A Caixa Econômica Federal informa que a maioria dos trabalhadores receberão o valor de forma automática. Contudo, há os casos de cidadãos que negaram o recebimento do saque em 2020 do FGTS. 

Fique atento aos prazos

É importante que os cidadãos estejam atentos para os prazos, porque aqueles que demoram a solicitar, o pagamento será diferente. Mas, o repasse dos valores será feito de acordo com as datas do calendário de pagamento do saque emergencial.

Dependendo de quando for feita a solicitação ou a regularização do cadastro, “o crédito será realizado no Caixa Tem na próxima janela de processamento”.

Saque em 2020 do FGTS: como saber se é necessário fazer uma nova solicitação?

Para o cidadão saber se precisa solicitar o saque emergencial do FGTS de 2022 é necessário fazer uma consulta. Assim, há duas formas virtuais:

No aplicativo é possível fazer consulta do saldo e desfazer o pagamento. Bem como, atualizar os dados bancários para recebimento do dinheiro. Por fim, ainda pode visualizar a data na qual o crédito será depositado. 

O site conta com menos funções, mas é possível ver se o cidadão tem direito a receber o saque emergencial ou não.

Data para nova solicitação

Trabalhadores que optaram por não receber o saque em 2020 do FGTS e desejarem receber em 2022, terão até o dia 15 de dezembro de 2022 para solicitar o dinheiro e para aceitar o depósito automático.

Aqueles que não quiserem o crédito, a data para desfazer o pagamento é até o dia 10 de novembro de 2022. Portanto, quem não realizar o saque, após essas datas, terá o dinheiro devolvido para a conta, segundo a Caixa Econômica Federal.

Aproveite o saque para organizar as contas

Após um período de pandemia, os economistas indicam utilizar o saldo para quitar dívidas e empréstimos. Então, caso esteja passando por essa situação aproveite o valor para ter mais organização de suas finanças.

Outra opção, é usar o valor do saque para investimentos ou compras. Assim, evita fazer novas dívidas e pode utilizar esse benefício para uma necessidade.

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.