Saque duplo do FGTS em maio: saiba quando e como solicitar

Caixa Econômica Federal libera resgate de valor duplo para trabalhadores

0

A Caixa Econômica Federal liberou o saque duplo do FGTS para os trabalhadores com carteira assinada e cadastrados no programa. Aliás, essas liberações serão feitas em duas modalidades.

Saque duplo do FGTS

A primeira opção é o saque extraordinário de até mil reais, que deve ser feito ainda em 2022. Assim, seguindo o cronograma estipulado para o pagamento.

Já a segunda é o saque-aniversário, modalidade que permite a retirada anual de uma parte do saldo da conta do FGTS dos trabalhadores, no mês de seu aniversário.

Quem tem direito ao saque-aniversário?

Qualquer trabalhador, inclusive os que estão desempregados, podem aderir a modalidade de saque-aniversário. O resgate feito levará em conta a faixa de saldo disponível na conta.

Saque extraordinário

Em relação ao saque emergencial de 2022, caso reste valores para retirada, o cidadão poderá sacar até mil reais. Ou seja, além da parcela de aniversário, terá direito a mais uma, de acordo com seu saldo.

Saque-rescisão

Vale alertar que ao aderir ao saque-aniversário o trabalhador perde o direito ao saque-rescisão. Isso porque, o cidadão não poderá receber as duas modalidades ao mesmo tempo. 

O trabalhador deverá decidir se deseja receber uma parte do FGTS todo ano ou realizar o saque total do FGTS em caso de demissão sem justa causa, ou seja, o saque-rescisão.

É importante informar que em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador ainda terá direito a receber a multa de 40% do saldo do FGTS.

Saque duplo do FGTS: como aderir ao saque-aniversário?

Se você deseja ter o saque duplo do FGTS e ainda não aderiu ao saque-aniversário, veja o que fazer. Afinal, é possível solicitar de modo virtual, pelos canais da Caixa Econômica Federal:

 Quem tem direito ao saque extraordinário?

Assim como no saque-aniversário, qualquer trabalhador, com carteira assinada ou não, poderá aderir ao saque extraordinário. Sendo assim, realizar o saque no valor de até mil reais das contas do FGTS. 

Os que possuem menos de mil reais podem sacar todo o valor. Por fim, os que têm mais de mil reais, ficam limitados a esse valor.

Vale lembrar que o saque extraordinário já foi liberado para os nascidos em janeiro, fevereiro e maio de acordo com o calendário de pagamentos. Então, veja a seguir as datas e prepare-se para o saque duplo do FGTS. 

  • Janeiro – 20 de abril;
  • Fevereiro – 30 de abril;
  • Março – 04 de maio;
  • Abril – 11 de maio;
  • Maio – 14 de maio;
  • Junho – 18 de maio;
  • Julho – 21 de maio;
  • Agosto – 25 de maio;
  • Setembro – 28 de maio;
  • Outubro – 1 de junho;
  • Novembro – 08 de junho;
  • Por fim, dezembro – 15 de junho.

Como aderir ao saque extraordinário?

Este saque será pago a todos os trabalhadores por meio de conta-poupança digital, que será aberta pela própria Caixa Econômica. Aliás, é possível acessar essa conta também por meio de canal virtual:

Por meio desse aplicativo é permitido pagar boletos e contas. Bem como, fazer transferências e realizar compras online com o cartão de débito virtual e em lojas físicas com QR Code.

Nascidos em maio podem receber o saque duplo do FGTS

Como ambas modalidades podem ser recebidas ao mesmo tempo, os trabalhadores que nasceram em maio podem aderir tanto ao saque-aniversário, bem como ao saque extraordinário.

Para isto, é necessário apenas ter saldo suficiente na conta do FGTS para solicitar estes saques e assim, receber o benefício.

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.