Saque do FGTS: 7 liberações neste mês; veja quem tem direito

Valores podem ser movimentados pelo Caixa Tem

0

A partir desta quarta-feira (4), novos trabalhadores terão o pagamento do Saque Extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

A saber, o primeiro grupo é dos trabalhadores nascidos em março, mas ao todo, em maio, são 7 liberações, movimentando cerca de R$ 30 bilhões para aproximadamente 42 milhões de trabalhadores, até o final do calendário.

Saque do FGTS: 7 liberações neste mês; veja quem tem direito
Saque do FGTS: 7 liberações neste mês; veja quem tem direito – Foto: Reprodução

Entenda o Saque Extraordinário do FGTS

O Poder Executivo editou a Medida Provisória 1105/22, que autoriza o saque emergencial do FGTS, no valor de até R$ 1.000 por trabalhador.

Assim, o pagamento será feito pela Caixa Econômica Federal, conforme cronograma que você irá consultar a seguir.

O valor será creditado de forma automática, mas vale destacar que o trabalhador não é obrigado a ter acesso ao saldo. Portanto, quem não desejar optar pelo Saque Extraordinário do FGTS, deve acessar o aplicativo FGTS ou se dirigir à uma das agências do banco para informar que não quer receber o crédito.

Além disso, caso o repasse dos valores tenha sido feito na Poupança Social Digital do trabalhador e essa conta não seja movimentada até 15 de dezembro de 2022, os recursos serão retornados à conta do FGTS, devidamente corrigidos e sem nenhum prejuízo ao trabalhador.

Calendário de liberações

Confira os créditos de maio, que serão 7 ao todo, e também a conclusão do calendário em junho.

Mês de nascimento

Depósito no Caixa Tem

Janeiro

20 de abril
Fevereiro

30 de abril

Março

4 de maio
Abril

11 de maio

Maio

14 de maio
Junho

18 de maio

Julho

21 de maio
Agosto

25 de maio

Setembro

28 de maio
Outubro

1º de junho

Novembro

8 de junho
Dezembro

15 de junho

Como movimentar o saldo

Uma vez liberado o crédito do FGTS, o trabalhador pode realizar o pagamento de contas e boletos através do aplicativo Caixa Tem. Além disso, pode ainda fazer compras em estabelecimentos utilizando o QR Code nas maquininhas.

E se o beneficiário quiser, pode optar por transferir o valor para outras contas bancárias, seja da própria Caixa, seja de outros bancos.

E por fim, para quem precisa do dinheiro vivo em mãos, é possível realizar o saque em lotéricas e terminais de autoatendimento da Caixa Econômica.

Leia ainda: Receita Federal alerta para golpe da restituição do imposto de renda

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.