Aplicativo FGTS: Nova versão permite consulta do Saque Extraordinário; veja como acessar

A partir desta data, os trabalhadores poderão baixar a atualização para verificar saldo, data de pagamento e outros serviços

0

Nesta sexta-feira (8), a Caixa Econômica Federal lança uma nova versão do aplicativo FGTS, com funcionalidades para a consulta de informações sobre o Saque Extraordinário do FGTS.

Com a nova versão, que está disponível para download na Apple Store e Google Play Store, os trabalhadores com direito ao saque poderão consultar a data prevista e o valor que será creditado.

Além disso, será possível também realizar a inclusão de informações cadastrais para a criação de Conta Poupança Social Digital.

Aplicativo FGTS: Nova versão permite consulta do Saque Extraordinário; veja como acessar
Aplicativo FGTS: Nova versão permite consulta do Saque Extraordinário; veja como acessar – Foto: Reprodução

Novos recursos do aplicativo FGTS

Com as novas funcionalidades, o trabalhador poderá, ainda, informar que não deseja receber o Saque Extraordinário do FGTS. Dessa forma, o débito não será realizado na conta do FGTS.

Ainda mais, caso o crédito chegue a ser realizado e o trabalhador não queira o saldo no momento, também nesta nova versão do app FGTS, ele poderá optar pelo cancelamento da operação na Conta Poupança Social Digital até 10 de novembro de 2022.

É importante explicar que se o crédito for realizado e a conta não for movimentada até o dia 15 de dezembro de 2022, os recursos serão retornados à conta do FGTS, devidamente corrigidos e sem nenhum prejuízo ao trabalhador.

Não tenho o aplicativo, como faço para consultar?

Para quem não tem o aplicativo FGTS e não quer instalar, saiba que a partir dessa sexta-feira (8), pela página fgts.caixa.gov.br, é possível consultar se tem direito ao Saque Extraordinário do FGTS, assim como a data de crédito, conforme calendário de pagamento.

Entenda o Saque Extraordinário do FGTS

O Saque Extraordinário do FGTS, instituído pela Medida Provisória nº 1.105/22, ocorrerá uma única vez, considerando o saldo disponível na data de realização do débito na conta do Fundo, até o limite de R$ 1.000 por trabalhador.

A saber, se o titular possuir mais de uma conta do FGTS, o saque é feito na seguinte ordem: primeiro, as contas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo; em seguida, as demais contas vinculadas, com início pela conta que tiver o menor saldo.

Em continuidade, é importante destacar que não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como garantia de operações de crédito de antecipação do Saque-Aniversário, por exemplo.

Calendário de pagamento

Os créditos ocorrerão de 20 de abril até 15 de junho, e poderão beneficiar cerca de 42 milhões de trabalhadores.

O repasse é feito de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.

Calendário do Saque Extraordinário do FGTS 2022
Calendário do Saque Extraordinário do FGTS 2022 – Imagem: Caixa Econômica Federal

Como movimentar o saldo do FGTS?

O Saque Extraordinário do FGTS será creditado em Conta Poupança Social Digital de titularidade do trabalhador, que poderá ser movimentada por meio do aplicativo Caixa Tem.

Por meio deste app, é possível receber e transferir dinheiro, poupar, pagar boletos, receber pagamentos e transferências via Pix e realizar compras usando a maquininha com QR Code.

Leia ainda: Abono Salarial: Não foi habilitado a receber e quer recorrer do resultado? Veja como!

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.