FGTS Digital: Portal de informações entra no ar nesta quarta; veja detalhes

As funcionalidades do FGTS Digital começam a operar ainda esse ano

0

Para manter trabalhadores e empregadores conectados com o futuro, o Ministério do Trabalho e Previdência lançará, nesta quarta-feira (4), o portal de informações sobre o FGTS Digital, um conjunto de sistemas integrados que vai gerenciar os processos relacionados ao cumprimento da obrigação de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O governo destaca que as funcionalidades do FGTS Digital devem começar a operar ainda esse ano.

FGTS Digital: Portal de informações entra no ar nesta quarta; veja detalhes
FGTS Digital: Portal de informações entra no ar nesta quarta; veja detalhes – Imagem: Reprodução SAMCORP

Portal

O portal com informações foi desenvolvido pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) e traz notícias e informações para que os futuros usuários possam se familiarizar com o novo ambiente digital.

No site, há informações sobre o que é o FGTS Digital, a legislação pertinente, perguntas e respostas frequentes e canais de contato, entre outras.

“Essa entrega é importante para que os usuários possam conhecer as novas funcionalidades, fazer simulações, se familiarizarem com o FGTS Digital, para que, no momento do lançamento do sistema propriamente, esse público já esteja integrado”, diz o secretário de Trabalho, Luis Felipe Oliveira.

Ficou curioso? Então saiba que o Portal poderá ser acessado no endereço gov.br/fgtsdigital, mas nesta terça (3) ainda não está ativo.

FGTS Digital

Será formado por um conjunto de sistemas integrados que vai gerenciar os diversos processos relacionados ao cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS.

Com a nova plataforma, o tempo gasto pelas empresas no cumprimento de obrigações acessórias será menor, pois será utilizada a base de dados do eSocial e os débitos já serão individualizados desde a origem, utilizando o CPF como um dos elementos essenciais de identificação do trabalhador.

O PIX (mecanismo de pagamento instantâneo) foi escolhido como ferramenta de pagamento do FGTS e deve trazer ganhos de confiabilidade, agilidade e facilidade, otimizando o processo de individualização da conta do trabalhador.

As guias de pagamentos do FGTS poderão ser emitidas tanto no portal do FGTS Digital ou na própria tela do ambiente virtual do eSocial.

Entre os benefícios do FGTS Digital, o Ministério do Trabalho e Previdência destaca:

  • Emissão de guias rápidas e/ou personalizadas;
  • Consulta de extratos de pagamentos realizados;
  • Individualização dos extratos de pagamento;
  • Verificação de débitos em aberto;
  • Pagamento da multa indenizatória a partir das remunerações devidas de todo o período trabalhado.

Confira também: Auxílio Brasil: Fila de espera chegou à marca de 1 milhão de famílias

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.