Saiba como organizar documentos em casa e encontrar com facilidade

É necessário organizar os documentos para ter o que é importante à mão

0

Você deve organizar dos documentos na sua casa porque existem muitos que você pode precisar e precisa ter acessíveis. Comprovantes de serviços para realizar retornos é um deles. Comprovantes de pagamentos, caso você seja cobrado indevidamente, é outro. Portanto, saibam  no artigo abaixo, como realizar essa organização na sua casa.

Organização pessoal: ainda é útil ter um planner? Veja como utilizá-lo

Dicas para organização de documentos em casa

A organização de documentos é fundamental para que aqueles que forem importantes possam ser encontrados quando você precisar deles. E ela pode se dar de várias formas, de acordo com os documentos que você tiver na sua casa e com a maneira que for mais fácil para você encontrá-los. Contudo, há algumas opções para organizar documentos na sua casa que facilitam encontrá-los. Veja quais são elas, abaixo.

Pastas

A forma mais comum de se organizar os documentos são as pastas. E ela é uma forma popular porque funciona. Portanto, para efetuar a organização de documentos na sua casa, providencie algumas pastas, as quais você poderá utilizar da seguinte forma:

Utilizando etiquetas

Uma das formas de organizar documentos é utilizando etiquetas nas pastas. Dessa forma, você colocará os documentos nos plásticos das pastas e prenderá a cada página uma etiqueta de identificação. Se você guardar, por exemplo, documentos referentes aos carros da família, como recibos de serviços feitos, prenderá na página uma etiqueta com os dizeres “automóveis” Dessa forma, sempre que precisar consultar um documento referente a algum tema específico, bastará ler a etiqueta para encontrá-lo.

Métodos de organização: veja algumas formas de organizar qualquer cômodo

Por assunto/por ordem alfabética é outra das formas de organizar documentos nas pastas

Primeiramente, determine o assunto sobre os quais os documentos são através de títulos colados nas pastas. “Casa, carro, saúde, educação” são exemplos. Em seguida, separe os documentos nas pastas de acordo com o título ao qual pertencem.

Dessa forma, você saberá onde procurar o documento referente a cada assunto, porque estarão todos juntos em apenas uma pasta exclusiva para ele. Depois que já tiver disposto todos os documentos na pasta equivalente, organize-as no armário por ordem alfabética dos seus títulos.

Assim, você não precisará olhar o título de pasta por pasta para conseguir achar a que procura. Bastará ir até a letra correspondente para encontrar a pasta certa.

Veja alguns títulos que você pode dar aos seus documentos para encontrá-los com mais facilidade:

  • Saúde
  • Trabalho
  • Recibos
  • Certificados e diplomas
  • Contas da casa
  • Carro

Por pessoa

Separe os documentos referentes a cada pessoa da casa com uma pasta com o seu respectivo nome. Dentro da pasta, faça a divisão sugerida anteriormente. Todos os documentos referentes àquela pessoa guarde nessa pasta. Por exemplo, contas de celular, certificados, cartões de vacina, dentre outros. Separe, ainda, os documento que forem refentes àquilo que é de uso comum, como a casa e o carro.

Além disso, você pode colocar os documentos nas pastas cujo nome é o responsável por eles. Por exemplo, coloque os documentos referentes ao carro na sua pasta, se for você a arcar com os gastos referentes a ele.

Organização financeira: veja dicas para monitorar gastos!

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.