Redação do Enem tem como tema contribuição de mulheres nas ciências da saúde brasileira

Reaplicação da prova foi feita na tarde do último domingo (9).

0

Na reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que aconteceu na tarde do último domingo (9), o tema escolhido pelos organizadores para a prova de redação foi o “Reconhecimento da Contribuição das Mulheres nas Ciências da Saúde no Brasil”.

Alunos que fugirem do tema proposto, não atenderem à exigência do texto dissertativo-argumentativo e escreverem menos de oito linhas de produção própria estão sujeitos a receber nota zero na prova.

Outros critérios, como texto ilegível, grafia de números ou símbolos sem função clara e assinatura do aluno em local impróprio também podem ocasionar na desclassificação da redação.

Primeiro dia de reaplicação

Mais de 340 mil candidatos compareceram para realizar o exame, desta vez dedicado exclusivamente aos inscritos que tiveram algum prejuízo na aplicação da prova no período regular da última edição — que aconteceu em novembro de 2021 —, ou pessoas que estejam sob privação de liberdade.

De forma excepcional, os candidatos que receberam isenção da taxa de inscrição em 2020 e não compareceram à prova também tiveram direito de refazê-la na edição de 2021 com isenção garantida.

A medida foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), tendo como razão o Distanciamento Social provocado pela pandemia durante aquele ano. Entretanto, em casos típicos, continua valendo a regra de perda do direito de isenção na edição seguinte para alunos isentos que não comparecem à prova no ano vigente à inscrição.

Sobre a prova

A prova de redação é uma das mais aguardadas pelos estudantes, que precisam ainda responder mais 90 questões objetivas — sendo 45 na área de linguagens, códigos e suas tecnologias e 45 de ciências humanas e suas tecnologias.

Esta foi a primeira etapa da prova e a segunda está programada para acontecer no próximo domingo (16), encerrando o período de reaplicação do Enem 2021. As notas finais, com divulgação prevista para o dia 11 de fevereiro, servirão para concorrer ao ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também possibilitam que os candidatos disputem vagas em universidades particulares com bolsas e/ou financiamento, respectivamente.

No segundo dia, os alunos terão de resolver 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias e 45 de matemática e suas tecnologias. Com isso, ao final dos dois dias de reaplicação do Enem, os candidatos deverão ter respondido 180 questões das quatro áreas de conhecimento estabelecidas.

Veja também: Programa oferece 200 vagas para curso e salário de R$ 2250; saiba mais detalhes

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.