Produção de petróleo da Petrobras recua no segundo trimestre

Estatal produziu 0,8% menos petróleo do que no mesmo período de 2020, mas produção cresceu na comparação trimestral

0

Petrobras registrou uma leve queda de 0,8% em sua produção de petróleo no segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020. A saber, a produção diária da estatal alcançou a marca de 2,226 milhões de barris, em média. Apesar da queda na comparação anual, houve crescimento de 1,4% em relação ao primeiro trimestre deste ano.

Em resumo, a Petrobras afirmou que o recuo é resultado de um declínio natural de campos e de desinvestimentos feitos no período. No entanto, destacou o avanço no pré-sal no trimestre. Aliás, a estatal divulgou os dados nesta quinta-feira (22).

Por falar no pré-sal, a produção lá cresceu 6,1% no segundo trimestre em relação ao mesmo período de 2020 e 3,4% na comparação com o primeiro trimestre deste ano. Os principais fatores que impulsionaram os resultados foram a alavancagem de plataformas e a estabilização da produção após paradas programadas no primeiro trimestre. Com isso, o pré-sal respondeu por 70% da produção total da companhia, percentual recorde.

Vendas, exportações e importações também crescem

Além disso, a produção total de petróleo e gás natural da Petrobras, tanto no Brasil quanto no exterior, totalizou 2,796 milhões de barris de óleo equivalente ao dia (boed). Esse volume ficou 0,2% menor que o segundo trimestre de 2020 e 1,1% maior que o registrado no primeiro trimestre de 2021.

Ao mesmo tempo, as vendas internas de derivados do petróleo somaram 1,759 milhão de barris por dia entre abril e junho deste ano. Isso representa crescimento de 17,7% em relação ao mesmo período do ano passado e de 5,5% na comparação com o primeiro trimestre deste ano.

Da mesma forma, as exportações de petróleo cresceram no período. A saber, houve uma disparada de 45,4% no período em relação ao trimestre anterior e alta de 8% na comparação anual. Já as importações cresceram ainda mais (71,4%) na comparação trimestral. Em relação ao segundo trimestre de 2020, não houve dados, uma vez que a Petrobras não comprou combustível fóssil do exterior.

Leia Mais: Financiamento imobiliário bate recorde em junho, aponta Abecip

Veja Também:

Está "bombando" na Internet:

Acesse www.pensarcursos.com.br
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.