Passo a passo para quem nunca investiu: veja como iniciar

Confira agora algumas dicas para você que quer começar a investir

0

Seus planos é começar a investir? Então leia este artigo, porque hoje, nós, do Brasil 123, vamos ensinar o passo a passo para quem nunca investiu e quer iniciar. Sabemos que muitas dúvidas estão na sua cabeça, e pretendemos esclarecer pelo menos algumas para você.

Entre as principais dúvidas para a pessoa que está iniciando no ramo de investimentos é saber qual o valor em dinheiro que deve possuir para começar a investir e qual é o momento de começar a investir.

Neste momento é melhor você se planejar e organizar financeiramente para investir do que quanto dinheiro você precisa para começar a investir.

Dessa forma, para realizar o seu planejamento e organizar as ideias, siga este passo a passo que apresentaremos a seguir:

Trace metas para a sua vida

As metas traçadas vão te dizer onde você quer chegar. Por isso, é importante que você tenha bem claro os objetivos e as expectativas que tem, para começar a investir.

  • As metas são muito pessoais, mas entre as principais tem-se:
  • Aumentar a renda na aposentadoria.
  • Comprar uma casa antes dos 60 anos.
  • Trocar de celular.
  • Fazer uma viagem dos sonhos.

Enquadre cada meta traçada em investimentos de curto, médio e longo prazo, e assim, você tirará seu sonho da posição de sonho, e começará a transformá-lo em realidade.

Defina qual é o valor mensal que você dispõe para investir

O valor mensal que você dispõe para investir, deve estar muito bem organizado junto com o seu orçamento pessoal.
Definindo o valor mensal do investimento, coloque-o junto com as contas fixas do mês, então, quando o salário entrar, já separe o valor e faça o investimento. Dessa forma, não espere chegar no final do mês para saber quanto vai sobrar.
Alinhe o valor mensal para investir com os seus objetivos, e se não puder separar a quantidade necessária de dinheiro para investir, reveja os seus objetivos alinhando o tempo necessário ou reveja as suas contas de forma a eliminar o que é supérfluo para conseguir investir a quantia necessária.

Comece investir, mesmo que o valor mensal seja pouco

Você pode começar a investir com valores mensais baixos. Então, esqueça a ideia de que precisa de altos valores para investir. Pois hoje no mercado você pode começar a investir com R$1,00.

Entenda as opções de investimentos possíveis para você

Busque saber como cada investimento funciona, pois o conhecimento evita que você cometa erros básicos em investimentos.
Saiba principalmente a diferença de investimento de renda fixa e renda variável, bem como os tipos de investimentos que envolvem esses dois grupos de investimento. Em seguida, estude como funciona cada um deles, qual o prazo mínimo de aplicação, quanto é o investimento inicial, quanto é o retorno do investimento, entre outras informações que são necessárias.

Passo a passo para investir corretamente - Reprodução AdobeStock
Passo a passo para investir corretamente – Reprodução AdobeStock

Identifique o seu perfil de investidor

O perfil de investidor avalia a sua tolerância em correr riscos, os seus objetivos, e a sua situação financeira.
Escolha uma instituição financeira para fazer os seus investimentos
Essa escolha envolve decidir se você quer investir a partir de um banco, ou de uma empresa gestora de investimentos. Para isso, avalie as taxas de administração que incidem sobre o investimento.

Agora que você já conhece todo passo a passo para quem nunca investiu, comece hoje mesmo.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.