Vacinas para adultos: saiba quais são necessárias

Adultos devem manter os cartões de vacinas atualizados, saiba quais vacinas tomar

0

Quando éramos crianças nossas mães nos levavam sempre para as campanhas de vacinação. Por isso, não ficávamos doentes com aquilo que podia ser prevenido, como rubéola, caxumba, sarampo… Contudo, com o passar do tempo, a vida adulta chega e muitos adultos se esquecem de atualizar suas vacinas. Na verdade, muitos deles não se importam e acham que a vacinação não é importante. Se este é o seu caso, saiba neste artigo a importância das vacinas para adultos e quais você deve tomar para manter o seu cartão de vacinas em dia!

Como queimar gordura sem sair de casa

A importância da vacina para o adulto

Adultos também precisam se prevenir contra doenças! E as doenças para as quais existem vacinas podem provocar a morte. Por isso, é importante se vacinar contra:

  • Sarampo
  • Caxumba
  • Rubéola
  • Gripe
  • Hepatite A e B
  • HPV
  • Difteria
  • Tétano
  • Coqueluxe
  • Covid-19
  • Dentre outras.

A importância do sono na sua saúde e para o organismo

O sarampo, inclusive, tinha sido extinto no Brasil. Contudo, devido à falta de vacinação, casos da doença voltaram a acontecer. Saiba o que algumas coisas graves que essas doenças podem causam em você:

Sarampo: Apresente sintomas leves, como tosse, febre e mal-estar. Entretanto, casos mais graves da doença podem gerar encefalite e pneumonia.

Rubéola: A rubéola raramente tem complicações. Entretanto, é uma doença muito grave de contraída na gravidez. Isso porque ela pode gerar má-formações congênitas e até a perda do bebê (aborto).

Caxumba: ela causa febre, dores no corpo e aumento das glândulas salivares. Em casos podem acontecer inflamações nos ovários, testículos, no pâncreas e no cérebro.

Gripe: a gripe é muito comum e, na maioria das vezes, é inofensiva, trazendo apenas alguns sintomas incômodos. Contudo, casos mais graves podem levar à morte. Por isso, é muito importante se vacinar, mesmo nunca tendo sido grave com você.

HPV: também conhecido por papilomavírus humano é uma doença viral que é sexualmente transmissível. Na maioria dos casos, ela faz com que verrugas surjam na genitália. Contudo, seus casos mais graves podem causar câncer no colo do útero.

Tétano: esta é uma infecção gravíssima. Seu contágio pode acarretar na dificuldade ou perda de movimentos. Em casos ainda mais graves, ela leva ao óbito.

Quando você deve se vacinar

É importante manter as suas vacinações em dia. Portanto, se você não tiver vacinado contra alguma das doenças acima mencionadas, faça isso. Além disso, vacine-se sempre para manter o cartão atualizado, seguindo a ordem de datas especificada nele.

Dessa forma, informe-se sobre o calendário de vacinação da sua cidade e vacine-se quando for a sua vez. Além disso, se você não souber se tomou, ou não, alguma das vacinas, tome novamente.

Algumas vacinas você deve tomar fora da época agendada no cartão. Este é o caso da vacina de raiva, a qual você deve tomar se for mordido por um cachorro. E também é o caso da vacina de tétano, que você deve tomar quando se ferir com ferro, especialmente, se ele estiver enferrujado.

Veja essas dicas para organizar casas pequenas

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.