A importância do sono na sua saúde e para o organismo

Dormir faz bem para a saúde mental e física

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Dormir é muito gostoso, mas também é muito importante para a qualidade de vida. O sono faz bem para a saúde física e também a mental e tem um papel fundamental na manutenção das energias. Isso porque é ele que restabelece as funções do corpo e nos deixa descansados e prontos para o outro dia. Saiba mais sobre a importância do sono, lendo o artigo abaixo.

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Mantém o bem-estar

Uma pessoa que não dorme, ou que dorme pouco,  não consegue restabelecer suas funções completamente. E pessoas privadas de sono sentem-se irritadiças e estressadas. Isso acontece porque nosso corpo libera noradrenalina no organismo, fazendo com que fiquemos em estado de alerta constantemente. Ou seja, o sono tem relação direta com as nossas emoções.

Dessa forma, uma pessoa que não tem um sono de qualidade sofre com o mau-humor durante o dia. Consequentemente, a longo prazo, isso pode gerar distúrbios psíquicos como depressão ou ansiedade. Por isso, a importância do sono no bem-estar é inquestionável.

Privação de sono impede a realização de atividades com qualidade

Pessoas que se privam do sono não conseguem realizar atividades com foco e com eficiência. Muitas vezes, quando realizamos alguma tarefa com sono, ou sem descansar direito, ela tem que ser refeita. Isso porque perdemos os detalhes e acabamos não raciocinando direito. A importância do sono, portanto, é grande, especialmente para aquelas pessoas cujo trabalho exige concentração.

Quem não dorme bem corre o risco de desenvolver obesidade

A importância do sono para manter o peso ideal é grande. Isso porque é preciso dormir para equilibrar o metabolismo do corpo: essa é uma das funções do sono no nosso organismo. Dessa forma, pessoas que não dormem bem a noite, ou dorme pouco, correm o riso de desenvolver obesidade.

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Surgimento de doenças diversas acontece com a privação do sono

O corpo sem  o sono adequado está mais propenso ao desenvolvimento de hipertensão, diabetes e também de doenças cardiovasculares. Portanto, dormir pouco aumenta o risco de AVC e também de infarto. Ou seja, a privação do sono prejudica muito a saúde quando ela acontece a longo prazo.

Identificar o motivo da insônia é fundamental

Diversos motivos levam à insônia e podem ser tanto de ordem psicológica, quanto física. Um deles é, por exemplo, a preocupação excessiva com algum problema. Já um problema físico que leva à insônia ou ao sono desregulado é a apneia do sono, que é um distúrbio grave. Seja qual for o motivo, é importante identificar a sua causa, para cessá-lo. Se for preciso, faça consulta com um médico para avaliação.

O que pode ajudar a dormir melhor

A criação de hábitos noturnos que acalmem o corpo e a mente pode ajudar a dormir melhor. Por exemplo, tomar um chá, ou ler um livro. Manter-se longe do celular é difícil, mas levando-se em consideração a importância do sono para sua saúde, a tentativa é valida. Além disso, exercitar-se todo dia também melhora muito a qualidade do sono.

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