Como fazer os seus primeiros aportes? Veja dicas base para investir na bolsa

Confira como se tornar um investidor da bolsa de valores

0

Os seus primeiros aportes devem ser feitos de maneira organizada e regular, de modo que os seus ganhos sejam ampliados e você consiga controlar suas finanças. Portanto, confira mais sobre aqui no Brasil 123.

Primeiros aportes

dicas para investir na bolsa - reprodução unsplash
dicas para investir na bolsa – reprodução unsplash

Primeiramente, um ponto interessante é que esse comportamento dará rapidez para o alcance dos seus objetivos, bem como irá te poupar dos prejuízos relativos às tendências de baixa, presentes no mercado.

Os aportes se referem à quantidade do valor em dinheiro que é aplicado mensalmente nos investimentos da carteira de longo prazo do investidor. Sendo assim, independentemente se estes são de Renda Variável ou Fixa. A consequência desse processo é o aumento do lucro sobre o faturamento total e um favorecimento para o recebimento de juros.

Em função da relevância para o seu empreendimento, selecionamos, então, algumas dicas base para você investir na bolsa e obter resultados reais. Confira!

Planejamento

O passo inicial para realizar os seus primeiros aportes é estruturar um plano financeiro. Dessa forma, essa programação deve ser fundamentada na sua realidade, principalmente no que diz respeito às suas reservas, afinal, elas serão a fonte de retirada do capital.

Então, pensando nos possíveis prejuízos e nas baixas de mercado, nunca invista todo o valor da sua poupança. Assim, você manterá economias para te assegurar em possíveis imprevistos.

Defina objetivos

Uma ação básica para investir na bolsa é determinar a finalidade pela qual você está investindo e necessitando de um maior montante de dinheiro.

Dessa maneira, é importante conhecer o valor final desejado para estabelecer a quantia que será aportada todos os meses. Se oriente, então, de acordo com as taxas de rentabilidade de cada ação e com o prazo de retorno mais adequado para o alcance do seu objetivo.

Se utilize da diversificação

Os seus primeiros aportes não necessariamente precisarão estar direcionados para um tipo de investimento específico. Pelo contrário, quanto maior a diversidade de setores na sua carteira, melhor será o perfil de segurança de retorno e de rentabilidade do capital aplicado.

Sendo assim, mantenha o seu portfólio bem variado, a fim de que o seu patrimônio não fique concentrado de maneira excessiva.

Separe o valor de investimento antes de gastar

Na passagem de um mês para o outro, é importante definir o valor que será reaplicado e utilizá-lo antes de servir-se do dinheiro para custear os seus gastos pessoais. Logo, outra dica base para investir na bolsa é realizar o aporte mensal já na ocasião de recebimento do seu salário.

Dessa forma, você manterá uma regularidade e irá garantir o retorno do mês seguinte.

Balanceie a carteira periodicamente

Após a diversificação e a constância de investimento, é preciso reavaliar os ativos em que o seu dinheiro está sendo aplicado. Essa ponderação é importante devido à possível desvalorização de empresas presentes na sua carteira e à valorização de outras que estão disponíveis no mercado.

Na verdade, faça essa revisão após você fazer os seus primeiros aportes. Mas, é interessante manter essa informação em mente para o futuro.  Assim, faça anotações das variações ocorridas durante os meses iniciais para quando chegar o momento de colocar essa reformulação em prática.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.