Mercado Pago: a plataforma de pagamento online mais segura para o consumidor

0

As plataformas de pagamento online estão caindo cada vez mais no gosto popular devido à praticidade e segurança que oferecem. Diante da rápida imersão no meio financeiro e consequente adesão, pesquisam indicam que 60% dos brasileiros já se adequaram aos meios de pagamento online para manter as contas em dia. 

 

Mercado Pago: a plataforma de pagamento online mais segura para o consumidor
Mercado Pago: a plataforma de pagamento online mais segura para o consumidor. (Imagem: Exame)

 

Vislumbrando toda essa evolução e tendência, o marketplace, Mercado Livre, decidiu criar a própria plataforma de pagamento online, o Mercado Pago. O interessante é que os serviços e ferramentas não se limitam somente às vendas da empresa. Apesar desta expansão, no início o uso da plataforma se limitou apenas às transações do Mercado Livre, com o intuito de promover ainda mais segurança para os envolvidos. 

Com o passar do tempo, a plataforma já foi atualizada algumas vezes, seja através de lojas online, vendas em redes sociais, máquinas de cartão e daí por diante. Um fator positivo em todas essas transações consiste na atuação como subadquirente, aquele que faz a intermediação entre o comprador, a bandeira e o banco. No geral, autoriza a conclusão de todas as transações na mesma página, contando com o apoio de parcerias que geram ofertas para o consumidor. 

Segurança do Mercado Pago

O Mercado Pago é uma das plataformas de pagamento online mais seguras, prometendo privacidade absoluta e proteção dos dados independentemente de onde a transação seja feita, celular, computador ou tablet. Isso porque, a ferramenta conta com o sistema de encriptação de dados (TLS), se adequando aos altos padrões de segurança online. É justamente este sistema que protege informações essenciais como o número de cartão de crédito. 

A plataforma também promete segurança nas vendas junto aos vendedores online evitando fraudes. Todos os procedimentos são monitorados 24 horas por dia no intuito de verificar todas as etapas dos processos.

Portanto, logo que os pagamentos são confirmados, o vendedor tem a segurança de enviar o produto e o consumidor a garantia de que irá recebê-lo. No intuito de ampliar os serviços e amparar ainda mais os clientes, a plataforma também disponibiliza uma página exclusiva voltada à explicação das principais dúvidas sobre segurança dos dados e medidas protetivas aos consumidores e aos lojistas. Além do mais, tanto os vendedores quanto os consumidores podem avaliar uns aos outros no próprio site, auxiliando em compras futuras de terceiros.

Funcionamento do Mercado Pago 

Na prática, o Mercado Pago funciona como uma carteira digital para compras online. Lembrando que se trata de uma plataforma subadquirente responsável por intermediar, unificar e simplificar as transações em um só lugar. Apesar de as adquirentes atuarem, sobretudo, com cartões de crédito e débito, os serviços do Mercado Pago não se limitam aos cartões. Também é possível efetuar pagamentos por boletos, transferências via PIX, entre outras funcionalidades. 

O Mercado Pago possibilita, até mesmo, o resgate de transferências internacionais com o apoio de ferramentas como a Remessa Online. Portanto, nota-se que é uma das plataformas financeiras mais completas que existem no mercado financeiro. 

Serviços e ferramentas do Mercado Pago

  • Carteira digital: você deixa o seu dinheiro depositado, que poderá ser utilizado para realizar diversas transações;
  • Aplicação financeira: o dinheiro pode ficar aplicado, com rendimento de 100% da taxa de Certificado de Depósito Interbancário (CDI);
  • Checkout: diversas soluções para facilitar o processo de compra em lojas online;
  • QR Code: permite pagamento pelo celular capturar a imagem com a câmera;
  • Point: é a maquininha de cartão do mercado pago, aceitando pagamento em débito e crédito à vista ou parcelado;
  • Mercado Crédito: solução de empréstimo 100% online para os negócios;
  • enviar dinheiro: o usuário pode encaminhar valores para outras contas do Mercado Pago, sem custos;
  • Link de pagamento: quando você vende por redes sociais, e-mail e outras ferramentas, sem loja online, é possível criar um link para que o comprador efetue o pagamento;
  • Venda parcelada: as compras realizadas poderão ser parceladas em até 12 vezes.

Taxas do Mercado Pago

Os serviços prestados pela plataforma de pagamento online cobram algumas taxas de uso de acordo com o perfil e necessidades de cada usuário. Veja: 

  • D0: o usuário recebe o dinheiro no mesmo dia em que o pagamento for realizado pelo comprador, com taxa de 4,99%;
  • D14: o dinheiro é liberado em 14 dias, com taxa de 4,49%;
  • D30: a liberação acontece em 30 dias, mas a taxa é reduzida para 3,99%.
Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.