Como funciona o pagamento recorrente e quais as vantagens

0

O pagamento recorrente é o modelo que permite ao consumidor agendar as dívidas junto a determinada empresa em um único dia do mês. Este processo é inteiramente online, sendo realizado através de aplicativos de agências bancárias ou de cartões de crédito independentes, plataformas de pagamento online ou via boleto bancário. 

 

Como funciona o pagamento recorrente e quais as vantagens
Como funciona o pagamento recorrente e quais as vantagens. (Imagem: Reprodução/Google)

 

O pagamento recorrente oferece conforto ao cliente que não precisa se preocupar em sacar dinheiro e se deslocar até um determinado estabelecimento para quitar a dívida. A empresa prestadora do serviço também é amparada pela iniciativa com a garantia de que receberá o valor cobrado. 

O consumidor que deseja adotar este meio de pagamento deve saber que ele possui três alternativas: pagamento recorrente com cartão de crédito, débito automático em conta corrente ou boleto bancário. Todas as opções foram pensadas para melhor atender às mais variadas necessidades. 

Vantagens do pagamento recorrente?

O propósito do pagamento recorrente é facilitar todo o processo de contratação de um serviço ou aquisição de um produto a médio e longo prazo. Adotado na grande maioria por plataformas de streaming, contas de fornecimento, instituições de ensino e academias. 

Entre as vantagens promovidas pelo pagamento recorrente, nota-se a:

Redução da inadimplência

Tendo em vista que o valor contratado será debitado automaticamente no meio escolhido sempre na mesma data a cada mês o risco de atraso é baixo. A inadimplência poderá acontecer somente se o consumidor não tiver saldo na conta corrente ou crédito disponível no cartão. 

Normalmente as datas definidas para este meio de pagamento são pensadas estrategicamente para não haver problemas como esse. Tendo em vista que o risco desta situação acontecer é baixo, automaticamente há uma queda na inadimplência e, por consequência, a cobrança das respectivas taxas devidas, como a multa por atraso.

Estabilidade financeira

O pagamento recorrente é uma maneira do consumidor organizar as contas mensais, garantindo que serão pagas além de ter um controle financeiro sobre os seus gastos. Isso acontece porque quando qualquer conta que seja é registrada nesta modalidade, a pessoa cria a consciência em fazer aquela reserva para honrar o compromisso. 

Como acontece a cobrança recorrente?

A cobrança recorrente está automaticamente vinculada aos serviços contratados por este modelo, como aqueles que oferecem planos por assinatura. Normalmente, essas dívidas são pagas semanalmente, mensalmente, trimestralmente e anualmente. 

Para que a cobrança recorrente possa ser aplicada, é preciso que todo o procedimento seja regulamentado por termos específicos visando a praticidade e cumprimento do compromisso. Este serviço costuma ser executado por plataformas voltadas ao pagamento recorrente, capaz de:

  • Realizar o cadastro do cliente;
  • Configurar a data de vencimento;
  • Gerar a fatura do valor devido;
  • Gerar possíveis multas por atraso;
  • Emitir a segunda via do boleto;
  • Enviar e-mails lembrando sobre o atraso financeiro.

Parcelamento recorrente

O parcelamento recorrente se difere do parcelamento tradicional por não precisar comprometer o limite do cartão. Ou seja, ao contratar o plano de algum serviço, por exemplo, não é preciso ter o crédito do valor total, basta possuir o limite equivalente às parcelas.

O parcelamento tradicional compromete um alto limite do cartão impossibilitando o uso posterior da ferramenta em caso de necessidade. Mas o parcelamento recorrente irá debitar diretamente o valor único da parcela a cada período acordado: semana, mês, trimestre, etc.

O parcelamento recorrente é uma alternativa ofertada por prestadores de serviços e comerciantes de produtos que prezam pela comodidade do cliente. É o caso de clubes de assinatura, serviços de streaming e instituições de ensino.

Veja Também:

Está "bombando" na Internet:

Acesse www.pensarcursos.com.br
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.