Lula ganha até 55% da aprovação de quem é contra o governo de Bolsonaro

0

Segundo dados da Pesquisa PoderData realizada entre 22 e 24 de novembro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o candidato favorito às eleições de 2022. O parecer favorável foi obtido junto aos eleitores que consideram o governo de Jair Bolsonaro “ruim” ou “péssimo”. 

 

Lula ganha até 55% da aprovação de quem é contra o governo de Bolsonaro
Lula ganha até 55% da aprovação de quem é contra o governo de Bolsonaro. (Imagem: Metrópoles)

 

Na realidade, entre os entrevistados, cerca de 55% disseram votar em Lula nas eleições à presidência da República. A Pesquisa PoderData fez as seguintes perguntas aos entrevistados:

  • Se a eleição fosse hoje, você votaria em qual dos candidatos?
  • Como você avalia o trabalho do presidente Bolsonaro?

Outros dois cenários ainda foram testados, sendo que o primeiro fez uma comparação entre o governador do Estado de São Paulo (SP), João Doria, no qual Lula teria 53% das intenções de voto. Na segunda circunstância, o governador do Rio Grande do Sul (RS), Eduardo leite, foi colocado na disputa eleitoral também contra Lula, e neste caso, o ex-presidente ficaria à frente com 55% dos votos. 

O levantamento foi realizado através de ligações telefônicas para números de celular e telefone fixo. Ao todo, participaram da entrevista, 2.500 eleitores em 459 municípios brasileiros das 27 unidades federativas do país. A divulgação da pesquisa foi feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes. 

No entanto, para conseguir a participação de 2.500 entrevistados que componham proporcionalmente os critérios de sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, foi preciso realizar milhares de telefonemas. Em determinados casos, mais de 100 ligações precisaram ser feitas até que os respectivos entrevistados fossem encontrados.

Vale destacar que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. Logo atrás de Lula, o ex-juiz e ministro, Sergio Moro, é o pré-candidato à presidência da República com o melhor desempenho junto ao público que é contra o governo de Bolsonaro. Entre 13% e 15% dos entrevistados se posicionaram a favor de Moro. Ele ficou somente atrás do presidente que tem entre 33% a 34% dos votos.

De acordo com o padrão de pesquisas executado no Brasil é costume perguntar aos entrevistados sobre o trabalho dos governantes, cujas respostas devem ser uma das opções a seguir: ótimo, bom, regular, ruim, ou péssimo. No entanto, se tornou uma incógnita aqueles que consideram a atuação de Bolsonaro regular. 

Em outra pesquisa recente também sobre a preferência ao pleito eleitoral de 2022, esta realizada pela Genial/Quaest entre 3 a 6 de novembro, Sérgio Moro conseguiu apenas 8% da aprovação do eleitorado. Mas ainda assim se mantém em terceiro lugar deste pódio, desbancando Ciro Gomes que recebeu somente 6% da aprovação. 

Vale lembrar que a disputa à presidência vai muito além desses quatro candidatos. O pleito eleitoral de 2022 também contará com a participação do governador do Estado de São Paulo, João Doria, com 2%, e do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, com 1%. Em contrapartida, 10% alegaram que irão votar em branco ou nulo, enquanto 4% ainda não têm candidato. 

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.