Investindo em ações cíclicas

0

Ações cíclicas são ações cujo preço é afetado por mudanças macroeconômicas ou sistemáticas na economia geral. As ações cíclicas são conhecidas por seguir os ciclos de uma economia por meio de expansão , pico, recessão e recuperação. A maioria das ações cíclicas envolve empresas que vendem itens de consumo discricionários que os consumidores compram mais durante uma economia em expansão, mas gastam menos durante uma recessão .

As empresas que têm essa classe de ativos incluem fabricantes de automóveis, companhias aéreas, varejistas de móveis, lojas de roupas, hotéis e restaurantes. Quando a economia está indo bem, as pessoas podem comprar carros novos, reformar suas casas, fazer compras e viajar.

Quando a economia vai mal, essas  despesas discricionárias  são algumas das primeiras coisas que os consumidores cortam. Se uma recessão for severa o suficiente, esse tipo de mercado pode se tornar completamente inúteis e as empresas podem falir.

As ações cíclicas sobem e descem com o ciclo econômico. Essa aparente previsibilidade no movimento dos preços dessas ações leva alguns investidores a tentar cronometrar o mercado. Eles compram as ações em um ponto baixo no ciclo de negócios e as vendem em um ponto alto.

Suas considerações

As ações cíclicas são vistas como mais voláteis do que  as ações não cíclicas ou defensivas, que tendem a ser mais estáveis durante períodos de fraqueza econômica. No entanto, oferecem maior potencial de crescimento porque tendem a superar o mercado em períodos de força econômica. Investidores que buscam crescimento de longo prazo com volatilidade gerenciada tendem a equilibrar seus portfólios com uma mistura de ações cíclicas e ações defensivas.

Ações cíclicas x Ações não cíclicas

O desempenho dessa classe de ativos tende a se correlacionar com a economia . Mas o mesmo não pode ser dito sobre ações não cíclicas. Essas ações tendem a vencer o mercado independentemente da tendência econômica, mesmo quando há uma desaceleração da economia.

As ações não cíclicas também são chamadas de ações defensivas. Esses estoques abrangem a  categoria de produtos básicos de consumo , com bens e serviços que as pessoas continuam a comprar em todos os tipos de ciclos de negócios, mesmo em desacelerações econômicas.

Nesse sentido, as empresas que lidam com alimentos, gás e água são exemplos das que possuem outra classe de ativos, como o Walmart. Adicionar ações não cíclicas a um portfólio pode ser uma ótima estratégia para os investidores, pois ajuda a se proteger contra perdas sofridas por empresas cíclicas durante uma desaceleração econômica.

Os estoques cíclicos são frequentemente delineados por  bens duráveis , não duráveis e serviços. As empresas de bens duráveis estão envolvidas na fabricação ou distribuição de bens físicos com expectativa de vida útil superior a três anos. As empresas que atuam neste segmento incluem montadoras como Ford, fabricantes de eletrodomésticos e fabricantes de móveis.

A medida de pedidos de bens duráveis é um indicador do desempenho econômico futuro. Quando as encomendas de bens duráveis estão em alta em um determinado mês, pode ser uma indicação de atividade econômica mais forte nos meses seguintes.

 

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.