Restituição do Imposto de Renda: saiba se você receberá na quinta-feira (30)

0

A Receita Federal liberou nesta quinta-feira, 23, a consulta ao segundo lote da restituição do imposto de renda referente ao ano de 2021. Seguindo os calendários previstos, o pagamento acontecerá na próxima quinta-feira, 30. Além disso, todos os lotes acontecerão no último dia útil do mês, até o mês de setembro, quando recebem os beneficiários do último lote.

Vale lembrar que o primeiro lote já foi pago em maio, no último dia de declaração. Contudo, receberam os pagamentos apenas os cidadãos que se enquadram em perfis prioritários, como idosos e pessoas com deficiência.

A restituição do imposto de renda

A restituição do imposto de renda é um evento que acontece todos os anos e que muitos brasileiros já estão acostumados. Isso porque algumas pessoas costumam receber pequenas quantias do governo, referente ao excesso de impostos que pagaram no ano anterior. Atualmente, o pagamento acontece de forma automática.

Quando você finaliza a sua declaração, é preciso colocar os dados bancários para depósito, caso você tenha direito à restituição. Vale lembrar que quem não entregou a declaração no prazo não tem direito a receber o dinheiro. Nesse lote do dia 30 de junho, os contribuintes que não são prioritários e entregaram a declaração do Imposto de Renda até o dia 19 de março receberão a restituição.

Anualmente, o governo paga essa restituição do imposto de renda para aquelas pessoas que, na prática, pagaram mais impostos do que deveriam, de acordo com a renda. Por isso, especialistas dizem que é fundamental colocar o máximo de informações possíveis na hora de declarar, principalmente os gastos com saúde e educação.

Nesse ano, a Receita Federal disse que pagará a restituição do imposto de renda através do PIX, que, segundo o órgão, traz mais segurança e agilidade nos pagamentos. Apesar disso, essa novidade não altera o calendário de pagamentos.

Restituição do Imposto de Renda 2022
(Imagem: Reprodução / Exame).

Como saber se tenho direito?

Para saber se você tem direito ao pagamento do valor do imposto de renda, o primeiro passo é entrar no site da Receita Federal. Isso porque é lá que ficam concentradas todas as informações da sua declaração, além dos valores que você receberá de volta. Vale lembrar que, na hora da entrega da declaração, você já sabe o valor que retornará para a sua conta.

Além disso, no site da Receita você precisa informar o seu CPF, sem pontos e separados, além da data de nascimento, com dois dígitos para o dia e o mês e quatro dígitos para o ano. Após analisar os valores, o cidadão não precisa fazer nenhum passo, dado que a restituição do imposto de renda é paga automaticamente para a conta informada.

Caso o cidadão tenha informado de forma errada a conta bancária, o valor não entrará na conta. Dessa forma, será preciso ir até uma agência do Banco do Brasil para solicitar o recebimento do imposto de renda. Esse valor ficará disponível por um prazo de 12 meses e não pode ser resgatado por terceiros, apenas o titular da conta. Após esse lote, o próximo pagamento acontecerá no dia 29 de julho.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.