Ibovespa fecha a semana em alta. Hora de investir?

0

Contrariando as bolsas americanas, o Ibovespa fechou a semana em alta de 1,46%. A sexta foi marcada pela recuperação do índice. No último pregão da semana, a bolsa brasileira fechou em alta de 1,39%, seguindo a alta das commodities, uma resposta ao inesperado corte de juros na economia chinesa. A bolsa fechou em 108.487 pontos.

Com essa performance positiva, investidores passaram a se perguntar se é uma boa oportunidade para investir na bolsa de valores. Para responder a essa pergunta, especialistas sugerem cautela, mas o principal fator decisivo é a sua situação financeira.

Fechou em alta, mas não convenceu

O Ibovespa fechou a semana em alta. Contudo, isso está longe de representar um retorno convincente. Vale lembrar que até o dia 1° de abrill, a bolsa tinha um retorno acumulado, em 2022, de 16,98%. Em abril e maio a bolsa seguem em queda, dando um resultado de 4,39% no ano para os investidores.

A alta parcial da bolsa não é um indicativo de que a economia vai bem. Inclusive, quando a bolsa subia muito, gestores de fundos de investimentos importantes diziam que o movimento era irracional e que não duraria. Isso porque a bolsa subia por conta de uma fuga de capitais da Rússia. Depois do país de Putin, o Brasil é um dos mercados emergentes mais procurados pelos investidores. Além disso, a alta das commodities fez com que as principais ações da B3 subissem bastante. Estamos falando de Vale e Petrobrás, que possuem correlação forte com os preços do minério de ferro e do petróleo, respectivamente.

Além disso, vale lembrar que o Ibovespa ainda sofre com a alta taxa de juros do Brasil. Com a Selic a 12n75% ao ano, as empresas da bolsa ficam com perspectivas piores para crescimento no futuro, o que atrapalha a alta do índice.

Ibovespa
Foto: Reprodução

Vale a pena comprar ações do Ibovespa agora?

Segundo especialistas, esse é o momento ideal para comprar ações na bolsa de valores. Contudo, é importante lembrar que o investimento em ações é recomendado para o longo prazo, ou seja, 5 ou mais anos. Por isso, nada de comprar uma ação e querer vender ela no outro dia! Além disso, é preciso entender quais ações comprar.

Para isso, existem diversas formas de investir. A forma mais simples e eficiente é através das compras de ETFs. Para replicar os retornos do Ibovespa, o investidor pode comprar os ativos BOVA11 ou BOVX11, que são carteiras que replicam a carteira do principal índice do Brasil.

Por outro lado, é possível comprar ações de diversas empresas. Para isso, você pode seguir uma estratégia pré-definida. Além disso, é possível seguir as carteiras recomendadas de corretoras, assets e casas de análise. Para isso, é importante que você siga sempre as mesmas recomendações, para que você tenha uma estratégia definida.

Por último, uma outra forma de investir em bolsa de valores é através de fundos de investimentos em renda variável. Para isso, é preciso abrir conta em uma corretora que tenha fundos de investimentos. Vale lembrar que não é recomendado investir tudo em renda variável. Por isso, comece com valores baixos.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.