Ibovespa entra em “bear market”. Veja o que fazer!

0

Com a queda de 1,15% nessa semana, especialistas dizem que o Ibovespa entrou oficialmente no estado de “bear market”. Dessa forma, o principal índice de ações do Brasil agora está em tendência de baixa e, por isso, a forma como os investidores investem muda. Ainda, vale lembrar que a renda fixa está com taxas bastante atrativas e podem ser uma opção.

Além disso, não é apenas a bolsa brasileira que está nessa situação. Além do Ibovespa, os índices Nasdaq e S&P 500, dos Estados Unidos, já estão nessa mesma situação. Por isso, é hora de olhar para os seus investimentos e se adequar ao bear market.

O que é bear market?

O mercado financeiro possui duas formas de se referir aos movimentos das bolsas de valores. Quando elas sobem, o mercado diz que está sendo atacado por um touro. Na prática, o touro ataca de baixo para cima. Por outro lado, quando as bolsas caem, dizem quem estão sendo atacados por ursos, que atacam de cima para baixo. Dessa forma, o bear market (“mercado urso”, em português) está fazendo as bolsas caírem no mundo todo, incluindo o Ibovespa.

Contudo, não é qualquer queda que configura bear market. Para valer essa teoria, é preciso que a bolsa caia mais de 20% desde o último ponto de máxima. E é exatamente isso que está acontecendo com o Ibovespa. No dia 1° de abril, a bolsa brasileira chegou os 121 mil pontos. Agora, o índice fechou em 98.600 pontos, uma queda de quase 19%. Por conta disso, o índice se aproxima do temido mercado urso, que muda completamente a cara dos investimentos.

O resultado dos índices acontece por conta do aperto monetário nos Estados Unidos, que faz as bolsas do mundo inteiro cair. Por isso, o bear market é realidade nos Estados Unidos, nas bolsas da Ásia e também aqui no Brasil, representado pelo Ibovespa.

Ibovespa despenca nesta segunda (7)
(Imagem: Pixabay).

Vale a pena investir no Ibovespa?

Especialistas divergem sobre o atual cenário da economia e dos investimentos. Enquanto as bolsas estão em bear market, os juros estão subindo. Dessa forma, é natural que os investidores busquem comprar mais renda fixa do que a bolsa de valores. Contudo, esse pode ser um grande erro, mesmo para quem investe no Ibovespa.

Isso porque com a forte queda do Ibovespa no bear market, algumas ações ficaram bem baratas. Por isso, quem quer investir para o longo prazo pode aproveitar essa oportunidade para comprar boas ações a preços menores. Estudos mostram que, após um mercado urso, as bolsas tendem a se recuperar muito bem nos anos posteriores, subindo, em média, 30% ao ano.

Por outro lado, essa pode ser uma excelente hora para comprar a renda fixa com taxas melhores. Isso serve principalmente para quem tem maior aversão ao risco e quer investir em produtos mais seguros. Dessa forma, a recomendação dos especialistas é respeitar o perfil de investidor: conservadores devem comprar apenas renda fixa; moderados devem comprar um pouco de renda fixa e um pouco de renda variável; agressivos podem comprar apenas renda variável.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.