Conheça o perfil de investidor moderado e veja se é o seu

Entenda como funciona esse tipo de perfil investidor e se encaixa com o seu

0

Conhecer o seu perfil de investidor é fundamental para iniciar no ramo de investimentos. Você precisa estar confortável e seguro nos movimentos de sua carteira e assim poder aplicar de forma mais acertada os resultados. Por isso que hoje, nós do Brasil 123, vamos contar sobre o perfil de investidor moderado para que você identifique se é o seu.

O que é apresentar perfil de investidor moderado?

veja se você tem perfil de investidor moderado - reprodução unsplash
veja se você tem perfil de investidor moderado – reprodução unsplash

O investidor com perfil moderado, preserva a segurança como ponto principal de investimento, mas está disposto a avançar parte dos investimentos para de maior risco em busca de aumentar os seus retornos financeiros.

Assim, um investidor moderado pode, em situações especiais, investir em alguma carteira mais arriscada. Normalmente são investidores com mais experiência no mercado financeiro e quer ver o seu patrimônio crescer.

Quais são as características do investidor moderado?

O investidor moderado, age com cautela no que se refere a assumir riscos. Mas, apesar de eventualmente, fazer investimentos de maior risco, preza pela segurança de sua carteira de investimentos. Dessa forma, possui uma carteira de investimentos mais equilibrada.

Portanto, entre as características do investidor moderado tem-se:

Segurança

Apesar de prezar pelos investimentos mais seguros, o investidor moderado, tem a capacidade de se arriscar mais.

Sendo assim, normalmente a sua carteira de investimentos é composta por investimentos de renda fixa (que possuem maior segurança, e rentabilidade limitada) e alguns poucos investimentos em renda variável (que diminui a segurança, mas tem potencial de rendimentos maiores).

Liquidez

É a facilidade com que um investimento pode ser convertido em dinheiro. Então, o investidor moderado, tem a capacidade de deixar parte da carteira menos líquida, desde que, essa atitude seja convertida em maior potencial de rentabilidade.

Rentabilidade

Como o investidor moderado é um pouco mais tolerante a riscos, seus investimentos têm o potencial de serem mais rentáveis. Pelo menos uma parte da carteira de investimentos está na renda variável.

Dessa maneira, o investidor moderado, tem maior facilidade em equilibrar a carteira de investimentos para aproveitar a relação entre risco e retorno.

Quais são os tipos de investimentos para perfil de investidor moderado?

O perfil de investidor moderado avalia os investimentos de renda fixa com os investimentos de renda variável, de forma equilibrada.

Os títulos de renda fixa equilibram a carteira do perfil moderado. Sendo assim, existem opções como os títulos públicos do Tesouro Direto como: Tesouro SELIC, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA.

No entanto, outras opções de renda fixa são os títulos provados como: CDB, LCI e LCA que apresentam menor liquidez e segurança, mas oferecem rendimentos mais elevados.

Já as opções de renda variáveis interessantes para o perfil moderado são as ações da Bolsa de Valores. Elas representam partes do capital social da empresa, que retornam participação nos resultados dela.

Entretanto, outra opção e renda variável são os fundos de investimento, que tem como base a compra de cotas de participação em empresas e ganham com a lucratividade das vendas das cotas de participação.

Então, agora que você já conhece o perfil de investidor moderado, será que ele se enquadra com você?

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.