Fusão entre DEM e PSL promoverá o nascimento de um novo partido, o União Brasil

A fusão dos partidos fará com que o União Brasil nasça já sendo a maior legenda do país. Agora, o TSE deve analisar se aprova ou não a junção

0

O DEM aprovou, durante uma convenção realizada nesta quarta-feira (06), em Brasília, uma fusão da legenda com o PSL. A união em questão marcará o nascimento de uma nova sigla, intitulada União Brasil.

Agora, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisar e decidir se aprova ou não a fusão entre as legendas e, consequentemente, a criação do novo partido. De acordo com o DEM, a expectativa é que a análise aconteça em até três meses.

Em entrevista coletiva, ACM Neto, que é presidente nacional do DEM, afirmou que a fusão, caso aprovada, fará com que o União Brasil nasça já sendo a maior legenda do país. Todavia, importante destacar que, segundo especialistas, a união deve levar a saída de inúmeros filiados dos dois partidos.

Um dos contras a união foi Onyx Lorenzoni, que é ministro do Trabalho e da Previdência do governo Bolsonaro e filiado ao DEM. Durante a votação em que se mostrou contrário à junção dos partidos, ele pediu, inclusive, para que seu voto constasse na ata da convenção.

união brasil
A fusão dos partidos fará com que o União Brasil nasça já sendo a maior legenda do país. Agora, o TSE deve analisar se aprova ou não a junção. (Foto: reprodução)

União Brasil: o maior partido do país

Apesar da expectativa de que algumas peças saiam dos dois partidos, a perspectiva, como já relatamos, é que a legenda passe a se tornar a maior do país, representando, inclusive, a maior bancada da Câmara dos Deputados, visto que, do lado do DEM, são 28 deputados e, do PSL, 54, totalizando 82, um número bem maior do que o do PT, o segundo maior grupo da casa atualmente.

Já no Senado, hoje, o DEM acumula seis senadores, o que inclui o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Por outro lado, o PSL acumula apenas dois. Com isso, o União Brasil somaria oito senadores, o que faria com que o partido se tornasse o quarto maior em representatividade na Casa, atrás do MDB, do PSD e do Podemos.

Leia também: União de partidos em federações terá validade com apenas uma legenda

Veja Também:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.