Como o perfil de investidor pode influenciar seus investimentos

Conheça alguns perfis de investidor e descubra qual é o seu

0

Como o perfil de investidor pode influenciar seus investimentos? Neste post, você entenderá como descobrir o seu perfil de investidor pode te ajudar a escolher investimentos alinhados à maneira como você lida com seu dinheiro. Bem como em quanto tempo deseja alcançar lucro com seus investimentos.  Confira aqui no Brasil 123.

Perfil de Investidor: O que é isso?

O perfil de investidor é uma forma de definir os investidores a partir do seu comportamento financeiro. Ou seja, sua relação com o dinheiro.

De acordo com a Rico Investimentos, você pode descobrir o perfil de um investidor por meio das seguintes informações:

  • Idade;
  • Conhecimento sobre o mercado financeiro;
  • Situação financeira (Renda mensal e Patrimônio, quando houver);
  • Objetivos do Investimento.

Além disso, é interessante considerar quais são os riscos que o possível investidor está disposto a correr. Bem como em quanto tempo deseja alcançar os objetivos relacionados ao investimento.

Assim, com o cruzamento destas informações em mãos, você pode descobrir o perfil de um investidor.  No Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) só autoriza o investimento de uma pessoa ou instituição. Logo após o preenchimento de um formulário que define qual é o seu perfil de investidor.

Dessa forma, o investidor em nosso país tende a conhecer o seu perfil e quais serão os tipos de investimentos para ele.

Perfil de Investidor: Quem é você?

Conforme a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), podemos classificar os investidores em três tipos: conservador, moderado e agressivo (arrojado). Conheça abaixo:

Conservador

Investidores de primeira viagem ou investidores que possuem um patrimônio costumam ser conservadores. Estes investidores tendem a buscar investimentos seguros. Ou seja, com pouca ou nenhuma taxa de risco.

Dessa forma, ele pode não ter muitos lucros com os investimentos, mas também não perderá dinheiro.  Para este tipo de investidores. Os especialistas recomendam o investimento em diversas aplicações de baixo risco. Tais como o Tesouro Direto ou o CDB.

Moderado

Este tipo de investidor tende a ser um pouco mais ousado que o  conservador. Já que ele está disposto a correr mais riscos para obter lucro. No entanto, ele ainda vê a segurança nas aplicações como um atributo importante na hora de escolher um investimento.

Para este tipo de investidores, os especialistas recomendam em diversas ações. Tais como a renda fixa (opção mais segura). Fundos multimercados (opção com risco médio) e, até mesmo em ações.

Agressivo

O principal objetivo desse tipo de investidor é lucrar com suas aplicações, mesmo que isso seja a custo de possíveis perdas.

De acordo com o Nubank, esse tipo de investidor precisa ter inteligência emocional bem desenvolvida para lidar com as perdas e as oscilações no mercado financeiro.

Para este tipo de investidor, os especialistas indicam uma carteira de investimentos com diversas aplicações. Tais como ações e fundos de ações.

Dicas para saber seu perfil de investidor - Reprodução AdobeStock
Dicas para saber seu perfil de investidor – Reprodução AdobeStock

Perfil de Investidor: Como influencia seus investimentos?

De acordo com a Toro Investimentos, não existe um bom ou mau investimento em si mesmo. Entretanto, cada investidor possui um tipo de investimento adequado para o seu perfil. O qual é descoberto e indicado por meio do perfil de investidor.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.