O que é fundo de investimento de ações? Entenda e veja se vale a pena

Confira os benefícios desse tipo de investimento

0

Em tempos de crise, ter uma renda extra passou a ser o desejo de muitos brasileiros. Por isso, a procura por investimentos vem aumentando bastante. Dos mais simples aos mais complexos, eles chamam a atenção pela diversidade de opções e pela possibilidade de aplicações rentáveis. Uma modalidade queridinha nesse universo é, então, o fundo de investimento. O fundo possui uma variedade de alternativas, dentre elas, o fundo de investimento em ações. Quer saber mais sobre ele? O que é fundo de investimento de ações? Entenda e veja se vale a pena. Aqui, agora, no Brasil 123

O que é fundo de investimento?

Antes de você entender o que é fundo de investimento de ações, precisamos saber, então, do universo em que ele se encaixa: o fundo de investimento. 

Os fundos de investimentos reúnem os recursos de pessoas físicas e jurídicas para aplicação em conjunto no mercado financeiro e de capitais. Logo, esses recursos são utilizados para comprar os títulos compartilhados. 

A soma do dinheiro dos investidores forma o patrimônio do fundo. Os ganhos acumulados por essa grande comunhão de investimentos são divididos, então, entre os participantes, na proporção do valor investido por cada um.

A gestão do fundo é feita por uma instituição ou profissional. Cada fundo tem seu próprio regulamento e dinâmica. Você deve ficar atento, então, para os acordos de funcionamento. Nos regulamentos do investimento, são definidas as regras de como o gestor irá atuar, os limites de exposição, os custos, o público-alvo, entre outras informações essenciais.

Veja o que é fundo de investimento de ações - Reprodução Freepik
Entenda o que é fundo de investimento de ações – Reprodução Freepik

O que é fundo de investimento de ações?

O fundo de investimento em ações, como o nome já diz, tem o objetivo de investir no mercado de ações.

Ou seja, esses fundos traçam e investem os recursos dos seus cotistas em estratégias com ativos no mercado acionário, seja no Brasil ou no exterior.

Os fundos de ações são mais ideais, então, para objetivos de investimento de longo prazo e para investidores que suportam uma maior exposição a riscos, em troca de uma expectativa de rentabilidade mais elevada.

Veja se vale a pena

Agora que você já sabe o que é fundo de investimento de ações, vamos listar alguns dos seus benefícios. 

Dentre os aspectos positivos de ações, podemos apontar, então,  a menor exposição às variações de ações específicas e isoladas. Outro benefício, então, é a boa rentabilidade, acima de investimentos de renda fixa, por exemplo. 

O fundo garante, ainda, um gestor profissional que irá analisar e administrar as ações. Além disso, existe a possibilidade de entrar ou resgatar os recursos a qualquer momento nos fundos abertos.

Entendeu o que é fundo de investimento de ações? Lendo atentamente o conteúdo e pesquisando sobre o assunto, você terá, então, sucesso no seu investimento.

Por fim, lembre-se, o sucesso das ações vêm com o longo prazo, assim, não deixe de ter consistência nos seus aportes e, dessa forma, você verá a multiplicação do seu patrimônio ao longo do tempo. Não esqueça também de diversificar seus investimentos.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.