Como aumentar a imunidade? Veja dicas de alimentos e chás

Confira algumas dicas que ajudarão a aumentar a imunidade

0

Imunidade é o mecanismo de defesa do nosso organismo contra substâncias estranhas que podem nos fazer mal. Essa defesa é realizada pelo sistema imune que trabalha ativamente para reconhecer os microrganismos invasores antes que causem doenças. Pensando nisso, nós do Brasil 123, vamos te mostrar como aumentar a imunidade.

Aumentando a nossa imunidade

Conforme envelhecemos o sistema imune também enfraquece, comprometendo, dessa forma, a capacidade do corpo se defender. É por isso que pessoas com mais idade são mais suscetíveis a infecções e têm mais tendência a desenvolver doenças e tumores. 

Todavia, uma resposta imune em excesso pode ser tão ruim quanto uma resposta fraca. Então, o ideal é manter em equilíbrio e existem hábitos que se pode adotar para ajudar a aumentar a imunidade. Confira abaixo.

Mantenha seus níveis de vitamina D adequados

Regulando a concentração de cálcio no sangue. Ademais, garante o bom funcionamento das células e a saúde.

Pratique atividades físicas

Praticando regularmente atividade aeróbica, por pelo menos 5 vezes por semana, você pode ter redução da gravidade dos sintomas durante um resfriado. Aumenta o número de células de defesa circulante, e aumenta a liberação de substâncias antioxidantes que protegem as células do nosso corpo, incluindo contra os radicais livres. 

Tenha um boa noite de sono

Pessoas que dormem pouco por noite têm probabilidade maior de contrair gripes e resfriados, pois durante o sono o sistema imune trabalha. Além de produzir substâncias que melhoram a eficiência das células imunes. 

Tenha uma alimentação balanceada 

É essencial para fornecer nutrientes para que as células do nosso corpo funcionem bem e isso inclui as células de defesa.  

A arginina presente nas nozes, castanhas e amendoim é essencial para as células do nosso sistema imune chamado de macrófagos para que elas possam produzir óxido nítrico. Assim combater bactérias que podem causar infecções.  

O zinco encontrado nas carnes e feijões, a vitamina C encontrada nas frutas também podem garantir uma resposta imune eficiente. 

Controle do nível de estresse

O estresse é muito importante para sobreviver, pois ele nos coloca em alerta e prepara o sistema cardiovascular, muscular e neuroendócrino para que possa lutar ou fugir. Mas o problema é o excesso.  

O estresse crônico, a longo prazo, pode manter os níveis do hormônio cortisol sempre elevados. O que não é bom para nossa imunidade porque ele é um supressor do sistema imune. Então, para o bem da sua imunidade, tente diminuir o estresse. 

Faça o uso de chás

Chá verde, branco ou preto; bem como o chá de cúrcuma, que é um poderoso antioxidante. Para uma boa noite de sono, chá de camomila e chá de alho, apesar do sabor e cheiro não serem muito agradáveis. Além do chá de gengibre, que é essencial para aumentar a imunidade.

Dicas para aumentar a imunidade - Reprodução AdobeStock
Dicas para aumentar a imunidade – Reprodução AdobeStock

Aplique todas essas dicas

Quando nosso corpo entra em contato​ com vírus ou microrganismos que causam infecções, eles precisam reagir rapidamente e montar uma resposta imune complexa e eficiente que envolve a multiplicação das células de defesa de vários anticorpos. 

Então, nada melhor para aumentar a imunidade do que manter bons hábitos e ter uma vida saudável. Porém, ser saudável não significa que você não vai se infectar, mas que o seu corpo vai ter mais condições de combater uma infecção. 

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.