Veja como evitar juros rotativo do cartão de crédito

Veja essas dicas essenciais para evitar o juros rotativo

0

Diante dos diversos cenários de altos desempregos devido à pandemia, consumo exagerado, entre outros, muitas pessoas optaram por parcelarem as suas faturas. Outras recorreram para a tarifa mínima de cartão de crédito ou pouco mais que a mínima utilizando o crédito recorrente, mas isso pode ser um fator alarmante no decorrer de meses. Quer saber como evitar juros rotativos do cartão de crédito? Então, hoje iremos te ensinar tudo para economizar.

Juros rotativo do cartão de crédito: como evitar?

Primeiramente, qualquer pessoa que possui cartão de crédito precisa estar atenta ao juros do crédito rotativo. O crédito rotativo é um tipo de empréstimo para complementar o valor da fatura caso a pessoa só pague uma parte do total. Como todo empréstimo, esse também tem juros e eles costumam ser exorbitantes. Então, atente-se a isso e saiba como evitar.

Algumas dicas de como evitar juros rotativo do cartão de crédito

Quer ficar longe de problemas e não passar complicações na hora em que vier a próxima fatura? Então confira agora mesmo algumas dicas interessantes e muito inteligentes para não cair nessa cilada.

Fuja de pagar o mínimo do cartão

Se pudéssemos elencar numa escala de prioridade, a dica 1 com certeza seria: não pagar o valor mínimo da fatura do cartão. Como ao pagar o valor mínimo automaticamente você entra no crédito rotativo, tente não fazer esse tipo de pagamento.

Entretanto, caso não tenha o valor total da fatura, opte por analisar outras opções, a exemplo o parcelamento. Pode parecer uma situação de desvantagem, mas às vezes os juros são relativamente menores.

Cuidado com exagero nas compras

Outra dica primordial que vai auxiliar a sua vida financeira no todo é: Tenha controle dos seus gastos para não se endividar. Quando você tem controle das suas finanças, você sabe exatamente o que pode gastar e qual o seu limite. Você pode utilizar planilhas eletrônicas para auxiliar.

Cuidado com compras parceladas

Dicas de como evitar juros rotativo do cartão de crédito - Reprodução Freepik
Dicas de como evitar juros rotativo do cartão de crédito – Reprodução Freepik

Também é importante ressaltar que você deve ao máximo evitar parcelar suas compras, pois assim, além de um maior controle, você não aumenta seu limite de crédito, afinal, quanto mais você usa, mais você quer usar.

Verifique se você precisa mesmo do cartão

A última dica, mas tão importante quanto às outras é para você analisar e entender sua necessidade atual de ter um cartão de crédito. Caso consiga arcar com as faturas sem recorrer ao crédito rotativo, você está fazendo um uso consciente, caso não, você gerará apenas mais dívidas e talvez uma opção a considerar seja o cancelamento do cartão.

O ajuste do limite pode ser seu aliado para fugir do juros rotativo

Para não gastar além do que você pode e consegue pagar, alguns aplicativos de bancos ou cartões, possuem a opção de ajuste do limite. Quem busca evitar o juros rotativo ou eliminá-lo de vez, é importante gastar apenas o que você se compromete a pagar mensalmente. Então, ajuste o limite para que você tenha uma menor possibilidade de fazer dívidas.

Seguindo essas recomendações de como evitar juros rotativo do cartão de crédito, sua vida financeira vai ser muito mais tranquila.

Veja também: Como economizar ganhando pouco: veja 4 dicas essenciais

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.