Saiba como economizar seu dinheiro para 2022

0

Embora todos os anos pareçam ir e vir em um piscar de olhos, 2020 já levou mais pessoas a refletir e fazer grandes mudanças em suas vidas, inclusive no que se refere ao seu planejamento em relação ao dinheiro.

Devido a recursos limitados, as restrições e o aumento dos preços, provocados pela pandemia de COVID-19, os consumidores ficaram mais alerta em economizar dinheiro para os “dias chuvosos”.

Embora cortar os gastos às vezes possa parecer uma tarefa difícil, a chegada do novo ano é uma oportunidade perfeita para mudar velhos hábitos financeiros. Aqui estão algumas ideias no intuito de promover sua educação financeira.

Monitorar hábitos de consumo

Seja escrevendo em papel, nas notas do celular, uma planilha em Excel ou um aplicativo de controle financeiro,  escrever seus hábitos fará com que você aprenda mais sobre eles. Em outras palavras, isso significa que, levar alguns minutos para revisar todas as suas compras ou dívidas, visam obter um orçamento mais saudável.

Um orçamento claro pode ajudar no desenvolvimento de diretrizes sobre a quantia de dinheiro que pode ser gasta, assim como, identificar as áreas em que é possível reduzir as despesas.

Busque metas alcançáveis

Após descobrir seus hábitos de consumo e quanto dinheiro pode reservar para economizar, você também deve saber quais são as suas metas financeiras, que neste primeiro momento, não devem ser grandes.

O motivo é que muitas das pessoas começam o ano novo fazendo planos, no entanto, esses planos são geralmente arquivados depois de algumas semanas. Na maioria dos casos isso acontece porque as metas estabelecidas são muito difíceis de se realizar em períodos tão curtos.

Por essa razão, definir micro-metas pode ser a melhor solução para este problema. Por exemplo, definindo uma meta para pagar suas dívidas, outra para ajudar a atingir seus objetivos ou para pagar uma determinada porcentagem dessa meta.

Pague-se primeiro

Se pagar primeiro é uma técnica para economizar dinheiro que se concentra em economizar para suas necessidades de longo prazo e bem-estar antes de quaisquer outras despesas. Para entender melhor essa técnica, entenda que suas despesas devem ser divididas em duas categorias:

  • Despesas obrigatórias: contas a pagar, como aluguel e luz; coisas necessárias para uma vida saudável, como alimentos ou remédios; e coisas necessárias para concluir um trabalho, como uniforme ou conexão à Internet;

  • Despesas discricionárias: custos variáveis ​​não obrigatórios, como entretenimento, roupas, viagens, decoração da casa, novos eletrônicos, jantar fora e contas de streaming de TV.

Sendo assim, quando você economiza apenas o dinheiro restante no final do mês, está colocando suas economias na segunda categoria. Em outras palavras, se você considerar suas economias após pagar todas as outras despesas, é fácil acabar sem nada.

Faça seu dinheiro trabalhar para você

Juros compostos são os juros pagos com base nos juros ganhos pelo seu dinheiro na sua conta, permitindo que o seu saldo principal cresça mais rapidamente. Para se beneficiar totalmente dos juros compostos, considere procurar investimentos de renda variável de alto rendimento, caso possua mais afinidade com o mercado financeiro.

Caso este não seja o seu caso, busque por investimentos em títulos públicos. Nessa categoria de investimento de Renda Fixa, no momento da compra do Título, o investidor saberá quando ele expira e quanto o título vai lhe pagar.

Importante destacar que, no caso dos juros compostos, ao aumentar a economia, o tempo é seu melhor amigo. Sendo assim, quanto mais você consegue manter seu dinheiro intocado, mais ele pode crescer, porque com o tempo, os juros compostos aumentam exponencialmente.

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.